Histórico do periódico

A RBGDR foi criada em 2005. O periódico tem como particularidade a linha temática, que privilegia um campo do conhecimento historicamente recente, o desenvolvimento regional. Considerando que o nível de maturidade de um campo do saber científico pode ser avaliado a partir da consideração de três aspectos: os meios de divulgação existentes na área em questão, ou seja, a existência de literatura científica; a existência de grupos de pesquisa e associações representativas; e a existência de cursos regulares de pós-graduação stricto sensu, que se encarregam da formação dos pesquisadores; a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional desempenha importante papel para a consolidação desse campo do saber.

Por publicar artigos de programas stricto senso de Instituições de Ensino Superior todo o Brasil, a RBGDR afirma-se como um espaço de interlocução acadêmica representativo.

Em função do cenário contemporâneo, o discurso da interdisciplinaridade tem tomado conta dos programas de formação de pesquisadores e da ciência de um modo geral, ao partir da premissa de que o diálogo entre os campos do conhecimento tem se tornado quase que inevitável, visto que alguns temas, sob a óptica contemporânea, fomentam essas relações em função de sua própria natureza conceitual, como é o caso do desenvolvimento. A RDGDR compartilha desse pressuposto, valorizando a perspectiva de distintos campos do conhecimento sobre o desenvolvimento regional.