Na trilha da identidade cultural: apontamentos teórico-metodológicos em pesquisa de polí­ticas públicas culturais e educacionais

Autores

  • Cecí­lia Pescatore Alves Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Régis de Toledo Souza Universidade de Taubaté - UNITAU
  • André Luiz da Silva Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Carlos Alberto Máximo Pimenta Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i4.111

Palavras-chave:

Cultura, Educação, Polí­ticas Públicas, Demanda-outorgamento, Pesquisa-ação.

Resumo

O presente artigo, ao considerar o sujeito a partir de uma perspectiva cidadã, debate pressupostos teórico-metodológicos que sustentem polí­ticas públicas culturais e educacionais e que atentem para os olhares e as experiências dos sujeitos como elementos fundamentais da ação pública. Tomam-se, como referência concreta de reflexão, cidades localizadas no vale do Paraí­ba paulista que podem ser comparadas a outros municí­pios de regiões brasileiras em processo de desenvolvimento. A análise contempla a formação histórica de polí­ticas de identidade que se produzem tendo a identidade cultural como referência, ou seja, selecionam-se elementos histórico-culturais diacrí­ticos como forma de atualização identitária. As considerações sobre a relação entre os conceitos de concessão-conquista e demanda-outorgamento são elementos centrais do trabalho. Nessa perspectiva teórica, a metodologia de pesquisa participante do tipo pesquisa-ação norteou a proposta, na medida em que possibilita, por meio da realização de grupos de reflexão com a população envolvida, a implantação de polí­ticas públicas culturais e educacionais que promovam o protagonismo social e a cidadania.

Biografia do Autor

Cecí­lia Pescatore Alves, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP; professora de Psicologia Social na UNITAU; pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas de Práxis Contemporânea. Av. Pompéia, nº 227, Apto. 84. São Paulo/SP. CEP 05013-000.

Régis de Toledo Souza, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutor em Psicologia Social pela PUC/SP; professor de Psicologia Social na UNITAU; pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas de Práxis Contemporânea.

André Luiz da Silva, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutorando em Ciências Sociais pela PUC/SP; professor de Sociologia na UNITAU; pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas de Práxis Contemporânea.

Carlos Alberto Máximo Pimenta, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP; professor de Sociologia na UNITAU; pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas de Práxis Contemporânea.

Downloads

Publicado

13.02.2008

Como Citar

Alves, C. P., Souza, R. de T., da Silva, A. L., & Pimenta, C. A. M. (2008). Na trilha da identidade cultural: apontamentos teórico-metodológicos em pesquisa de polí­ticas públicas culturais e educacionais. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 3(4). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i4.111

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>