Água: um bem econômico de valor para o Brasil e o mundo

Autores

  • Fernanda Gene Nunes Barros Banco da Amazônia
  • Mário M. Amin Universidade da Amazônia - UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i1.116

Palavras-chave:

Brasil, recursos hí­dricos, bens econômicos, recursos estratégicos.

Resumo

A poluição e o uso desordenado dos recursos hí­dricos, aos poucos, estão tornando a água imprópria para o consumo humano. Além disto, tanto o crescimento demográfico quanto o econômico multiplicam os usos das águas e fazem crescer sua demanda, diante de uma oferta inelástica. A junção destes fatores leva a inferir que este recurso não pode mais ser entendido como um bem comum, pois a confrontação de sua disponibilidade com suas demandas tende a acarretar a escassez. Assim, faz-se necessário reconhecer que a água é um bem econômico e um recurso estratégico essencial ao desenvolvimento econômico e social dos paí­ses. Dentro deste contexto, pode-se inferir que a Bacia Amazônica Brasileira dispõe de um recurso estratégico de valor econômico e social e, em se acentuando este quadro, pode vir a despontar no cenário internacional como uma das grandes potências no tocante à posse de água doce superficial, pois é uma das regiões do mundo que mais tem estoque deste recurso. No entanto, para que a região e o paí­s venham a usar e a defender, adequadamente seus recursos hí­dricos, mediante a sua disponibilidade, é preciso estabelecer e intensificar a regulação, a valoração e a conscientização, de maneira que, gradativamente, a população passe a utilizar, racionalmente, o recurso de forma que a água, hoje abundante, possa permanecer com este status e, através do mercado, promova uma nova rota de crescimento e desenvolvimento para a região amazônica. Para tanto, há que se adotar formas de gestão que possibilitem zelar pela conservação quantitativa e qualitativa das águas e pela racionalidade dos usos e seu justo compartilhamento.

Biografia do Autor

Fernanda Gene Nunes Barros, Banco da Amazônia

Economista do Banco da Amazônia, Mestra em economia pela Universidade da Amazônia – Pará – Brasil; End. Av Nazaré 909, ed. Belo Horizonte apt. 402-A. Nazaré, Belém-Pará, CEP 66035-170.

Mário M. Amin, Universidade da Amazônia - UNAMA

Economista Agrí­cola, professor titular da Universidade da Amazônia – Pará – Brasil.

Downloads

Publicado

14.02.2008

Como Citar

Barros, F. G. N., & Amin, M. M. (2008). Água: um bem econômico de valor para o Brasil e o mundo. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i1.116

Edição

Seção

Artigos