O trabalho atrás das grades: um estudo de caso na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu – PEF (PR)

Autores

  • Pery Francisco Assis Shikida Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Sandra Regina Machado Brogliatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i1.118

Palavras-chave:

trabalho, preso, penitenciária, produção, remissão.

Resumo

Este artigo analisa, em âmbito de estudo de caso na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEF), os principais aspectos do trabalho do preso. A busca por informações caracterizou-se pela utilização de pesquisa de campo. Constatou-se que a remuneração não é um fator de destaque para os pesquisados. Os aspectos mais importantes foram: a remissão da pena; e a ocupação do tempo e da mente. Os principais limites do trabalho convergem para a existência de poucas oportunidades para muitos detentos e há baixa profissionalização nos trabalhos executados. Os resultados confirmam que há benefí­cio com o trabalho dos presos para as empresas empregadoras, porquanto permite boa produtividade e baixos custos de produção, o que melhora a competição das firmas.

Biografia do Autor

Pery Francisco Assis Shikida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professor Associado do Curso de Economia e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Rua da Faculdade, 645. CEP: 85.903-000. Toledo – Paraná. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Pesquisador do GEPEC.

Sandra Regina Machado Brogliatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Economista pela UNIOESTE - Toledo.

Downloads

Publicado

14.02.2008

Como Citar

Shikida, P. F. A., & Brogliatto, S. R. M. (2008). O trabalho atrás das grades: um estudo de caso na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu – PEF (PR). Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i1.118

Edição

Seção

Artigos