A economia cafeeira no Vale do Paraí­ba paulista na República Velha: uma avaliação

Autores

  • Fábio Ricci Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i3.156

Palavras-chave:

Convênio de Taubaté, Economia cafeeira, Vale do Paraí­ba.

Resumo

O artigo apresenta, com base em bibliografia e documentação uma interpretação de como, em que pese ser a produção cafeeira no vale do Paraí­ba Paulista decadente, a polí­tica de valorização do café manteve um fluxo de capital para a região suficiente para a manutenção das atividades econômicas e de uma estrutura fí­sica e de capitais acumulados que se direcionaram para as atividades manufatureiras e industriais, em particular o setor têxtil. A proximidade com os dois principais centros urbanos do paí­s, São Paulo e Rio de Janeiro, os meios de transporte, a disponibilidade de mão-de-obra foram outros fatores que auxiliaram na formação urbano industrial do Vale do Paraí­ba paulista, auxiliando na transição da economia cafeeira para a economia urbano-industrial.

Biografia do Autor

Fábio Ricci, Universidade de Taubaté

Historiador, Mestre e Doutor em História econômica pela USP, professor/pesquisador do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté. professora do programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté - UNITAU, Taubaté, SP, Brasil. End: Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225, Centro, Taubaté, SP, CEP 12030-320.

Downloads

Publicado

14.10.2008

Como Citar

Ricci, F. (2008). A economia cafeeira no Vale do Paraí­ba paulista na República Velha: uma avaliação. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i3.156

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)