QUAL É A EFICÁCIA DAS FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO AMBIENTAIS NO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DA BACIA DO RIO JUQUERIQUERÊ, EM CARAGUATATUBA, SP?

Autores

  • Vassiliki Terezinha Galvão Boulomytis
  • Cláudia Durand Alves
  • Antonio Carlos Zuffo
  • Tiago Zenker Gireli

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v11i3.1964

Palavras-chave:

da terra, Expansão urbana, Licenciamento ambiental, Componentes técnicos e polí­ticos, Atores da arena de decisão.

Resumo

Neste estudo, é possí­vel compreender sobre a expansão urbana na Bacia do Rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba, Litoral Norte do Estado de São Paulo, Brasil, entre 1986 e 2010.Para isso, técnicas de sensoriamento remoto foram utilizadas para obter informações sobre o processo de urbanização em uma análise multitemporal. Neste perí­odo, o cenário do desenvolvimento urbano, principalmente nesta área, mudou completamente por causa dos investimentos maciços na exploração de gás do projeto governamental chamado Pré-Sal. Esta bacia já é vulnerável à moradia irregular e inundações. No entanto, alguns componentes técnicos não foram considerados como produtos locais no processo de licenciamento ambiental, mas sim de ní­veis estaduais ou nacionais. Assim, os componentes polí­ticos e normativos não estavam no escopo das audiências públicas.O objetivo deste estudo foi verificar o processo de urbanização que já ocorreu na área de expansão e determinar se este componente técnico deveria ter sido considerado no processo de licenciamento dos megaprojetos para a eficácia das ferramentas de planejamento ambiental.

Downloads

Publicado

27.10.2015

Como Citar

Boulomytis, V. T. G., Alves, C. D., Zuffo, A. C., & Gireli, T. Z. (2015). QUAL É A EFICÁCIA DAS FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO AMBIENTAIS NO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DA BACIA DO RIO JUQUERIQUERÊ, EM CARAGUATATUBA, SP?. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 11(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v11i3.1964

Edição

Seção

Artigos