ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS, INFORMAÇÕES, SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM PROJETOS DE CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA NAS CAPITAIS DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL

Denis Alcides Rezende, Sergio Silva Ribeiro

Resumo


No cenário globalizado e informacional em que se encontram as grandes cidades, um dos desafios é atender a demanda de seus cidadãos na mesma velocidade em que se desenvolvem os recursos da tecnologia da informação. O objetivo é analisar as estratégias, informações, os serviços públicos municipais e as tecnologias da informação e suas relações com projetos de cidade digital estratégica nas capitais da região Centro-Oeste do Brasil. A metodologia da pesquisa enfatizou um survey em quatro cidades brasileiras: Brasília, Goiânia, Cuiabá e Campo Grande. Os resultados auferidos evidenciaram que, nas 4 cidades, estão presentes os componentes do conceito de Cidade Digital Estratégica, apesar de não formais. A conclusão reitera que, apesar de não existir homogeneidade nas 4 variáveis pesquisadas, são oferecidos informações e serviços públicos aos cidadãos por meio de recursos da tecnologia da informação, incluindo diferentes estratégias municipais. Dessa forma, pode-se considerar que as capitais pesquisadas são cidades digitais estratégicas.

Palavras-chave


Cidade Digital Estratégica. Estratégias Municipais. Informações Municipais. Serviços Públicos Municipais. Tecnologia da Informação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.