As infra-estruturas de circulação e transporte e a configuração da paisagem no médio no Vale do Paraí­ba

Autores

  • Emmanuel Antonio dos Santos Instituto Tecnológico Aeroespacial - ITA e Universidade do Vale do Paraí­ba - UNIVAP

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v2i1.50

Palavras-chave:

Paisagem, ambiente, circulação, espaço, ordem, exclusão.

Resumo

exclusão sócio espacial de grande parcela da população das possibilidades de uso e apropriação dos sistemas de circulação e transportes de modo seguro e eficaz para a sua subsistência decorre, sobretudo, do seu desenho, o qual resulta dos objetivos pragmáticos de acumulação para os quais foram pensados. Do mesmo modo as paisagens que deles resultam são, de um lado, simulacros de situação desejada, e, de outro, resto, sobra sem importância. Através de uma discussão sobre a constituição desses sistemas na região do médio Vale do Paraí­ba, analisando-se os seus traçados, tempos e desenhos, procura-se identificar situações de valoração do ambiente e paisagem e situações de acirramento da exclusão, no sentido de chamar a atenção para a necessidade de se compreender que mobilidade, por meio da infra-estrutura de circulação e transporte nem sempre significa acessibilidade plena.

Biografia do Autor

Emmanuel Antonio dos Santos, Instituto Tecnológico Aeroespacial - ITA e Universidade do Vale do Paraí­ba - UNIVAP

Arquiteto e urbanista, doutor pela FAUUSP, professor de paisagismo na Faculdade de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo de Planejamento, no Curso de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional da UNIVAP - Universidade do Vale do Paraí­ba e Professor Conferencista da disciplina de Arquitetura e Urbanism o do Curso de Engenharia de Infra - Estrutura Aeronáutica do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos, S. P. E-mail: emmanuel_santos@uol.com.br.

Downloads

Publicado

10.10.2007

Como Citar

dos Santos, E. A. (2007). As infra-estruturas de circulação e transporte e a configuração da paisagem no médio no Vale do Paraí­ba. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 2(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v2i1.50

Edição

Seção

Artigos