Evolução e composição da carga tributária brasileira

Autores

  • Marlene Ferreira Santiago Universidade de Taubaté
  • José Luis Gomes da Silva Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA e Universidade de Taubaté - UNITAU

Palavras-chave:

Carga tributária, custos tributários, rentabilidade, competitividade.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar como os custos causados às empresas pela questão tributária afetam negativamente o ingresso de novos investimentos e indiretamente a economia do paí­s através de seu repasse e que, pela sua complexidade, o sistema tributário brasileiro acarreta custos administrativos com o gerenciamento e controle dessas atividades. Os principais pontos para elaboração desse estudo foram considerações teóricas sobre os fundamentos da tributação, a imposição e a competência tributária, discussão sobre a evolução e composição da carga tributária brasileira no perí­odo de 1998 a 2004. Conclui que a carga tributária brasileira é muito dependente de impostos sobre a produção e a circulação de bens e serviços, afetando a competitividade dos produtos nacionais. A análise sugere que o esforço tributário da sociedade brasileira é elevado e que uma redução substancial dificilmente poderá ocorrer no curto prazo.

Biografia do Autor

Marlene Ferreira Santiago, Universidade de Taubaté

Marlene Ferreira Santiago é Mestranda em Gestão e Desenvolvimento Regional e Professora do Departamento de Economia, Contábeis e Administração da Universidade de Taubaté – Unitau – SP. E-mail: marlene_santiago78@yahoo.com.br.

José Luis Gomes da Silva, Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA e Universidade de Taubaté - UNITAU

José Luis Gomes da Silva é Doutor em Engenharia Mecânica e Aeronáutica, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, professor do Departamento de Economia, Contábeis e Administração da Universidade de Taubaté – SP e professor do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Unitau -SP. E-mail: jluissilva@universia.com.br.

Downloads

Publicado

10.10.2007

Como Citar

Santiago, M. F., & da Silva, J. L. G. (2007). Evolução e composição da carga tributária brasileira. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 2(1). Recuperado de https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/51

Edição

Seção

Artigos