Análise do perfil do empreendedor Joseense para implantação de novos negócios e Desenvolvimento Regional

Autores

  • Giuseppe Hilário Neto Universidade de Taubaté
  • Paulo Tadeu de Mello Lourenção Universidade de Taubaté
  • Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v2i1.52

Palavras-chave:

Empreendedorismo tecnológico, negócios tecnológicos, sucesso e fracasso empresarial, base tecnológica.

Resumo

As mudanças no cenário econômico atual em direção à globalização e à competitividade internacional vêm exigindo cada vez mais novas formas de organizações empresariais e mais agilidade por parte das empresas. Isto implica em fragmentação das empresas em pequenas unidades e no estabelecimento de parcerias de grandes empresas com aquelas de portes pequeno e médio. Este artigo é resultado de um estudo desenvolvido através de pesquisa campo realizada com empreendedores do municí­pio de São José dos Campos, que levantou informações especí­ficas que podem ser úteis para eventuais programas de capacitação e formação empreendedora de base tecnológica, fato que vem sendo cada vez mais dinamizado pelo governo municipal, consciente da importância que as pequenas e médias empresas podem oferecer para sua economia, caracterizando-se cada vez mais como grandes geradoras de emprego e renda contribuindo para o desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Giuseppe Hilário Neto, Universidade de Taubaté

Economista, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional – UNITAU. E-mail: giuuu@ bol.com.br.

Paulo Tadeu de Mello Lourenção, Universidade de Taubaté

Engenheiro Aeronáutico, Doutor em Ciências Espaciais - INPE – Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional – Universidade de Taubaté – U NITAU (www.unitau.br). E-mail: paulo.lourencao@estadao.com.br.

Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, Universidade de Taubaté

Economista, Doutor em Organização Industrial - ITA – Coordenador do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional – Universidade de Taubaté – U NITAU (www.unitau.br). E-mail:edson@ unitau.br.

Downloads

Publicado

10.10.2007

Como Citar

Neto, G. H., Lourenção, P. T. de M., & Oliveira, E. A. de A. . Q. (2007). Análise do perfil do empreendedor Joseense para implantação de novos negócios e Desenvolvimento Regional. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 2(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v2i1.52

Edição

Seção

Artigos