Produtividade e desempenho financeiro: a dicotomia do setor aéreo brasileiro

Autores

  • Antonio Henriques de Araújo Jr Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Reinaldo Pacheco da Costa Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i3.59

Palavras-chave:

performance do transporte aéreo, análise financeira e econômica das linhas aéreas

Resumo

O presente trabalho reproduz resultados de pesquisa realizada como parte de trabalho de doutorado defendido no Departamento de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em novembro de 2004. Neste artigo é discutida a inter-relação entre a produtividade e o desempenho financeiro do setor aéreo brasileiro. A pesquisa demonstrou, que apesar do expressivo aumento da produtividade das empresas aéreas brasileiras, no perí­odo analisado (+29% entre 1995-2002) o seu desempenho econômico e financeiro contrasta com o elevado ganho de produtividade. O estudo mostrou uma estreita relação entre a Produtividade Total dos Fatores (PTF) e a redução dos custos operacionais. A redução dos custos operacionais neste perí­odo, no entanto, não foi suficiente para compensar os pagamentos crescentes com despesas financeiras (pagamento de juros e despesas financeiras) o que praticamente anulou o esforço gerencial das empresas aéreas brasileiras.

Biografia do Autor

Antonio Henriques de Araújo Jr, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Doutor em Engenharia de Produção pela EPUSP e Mestre pela FEA/USP. Atuou no Planejamento Econômico e Estratégico da Mercedes-Benz do Brasil e Planejamento Estratégico da Embraer. Atualmente é professor da UNESP (Departamento de Produção, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá). Realiza projeto de pesquisa sobre produtividade internacional do transporte aéreo (Pós-doutorando) no ITA.

Reinaldo Pacheco da Costa, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Engenharia de Produção pela EPUSP e Mestre em Engenharia de Transporte, UFRJ. Ex-gerente da Divisão de Engenharia Econômica da COPERSUCAR, professor da EPUSP, Departamento de Engenharia de Produção.

Downloads

Publicado

11.10.2007

Como Citar

de Araújo Jr, A. H., & da Costa, R. P. (2007). Produtividade e desempenho financeiro: a dicotomia do setor aéreo brasileiro. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 1(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i3.59

Edição

Seção

Artigos