Avaliação dos Resultados da Implementação do Sistema Global de Manufatura em uma Planta da General Motors do Brasil

Autores

  • Antônio Carlos Coutinho dos Reis Universidade de Taubaté - UNITAU
  • José Glenio Medeiros de Barros Universidade de Taubaté - UNITAU e Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i1.79

Palavras-chave:

manufatura enxuta, sistema global de manufatura

Resumo

O trabalho desenvolvido aborda a avaliação dos resultados da implementação do Sistema Global de Manufatura na planta da General Motors do Brasil, dos modelos da Famí­lia S-10, localizada no municí­pio de São José dos Campos – São Paulo, utilizando-se indicadores integrados ao Plano de Negócios da Empresa. A avaliação considerou os resultados dos indicadores antes e após a implementação do Sistema Global de Manufatura, evidenciando-se também que a implementação dos conceitos de Manufatura Enxuta em plantas consideradas antigas (Brownfield) não somente é possí­vel, como também pode trazer resultados vantajosos. Em face da concorrência local e global do mercado automobilí­stico, a necessidade de se ter qualidade do produto e preço competitivo vem estimulando diversas montadoras a investirem neste Sistema, uma vez que o mesmo favorece a melhoria dos ní­veis de qualidade e produtividade com reflexos diretos na redução dos custos de produção, entre outros benefí­cios. Finalmente, os resultados demonstraram que o processo de Manufatura Enxuta implementado trouxe uma melhoria expressiva na produção, evidenciada pela evolução largamente positiva de quase todos os indicadores utilizados, relacionados à qualidade, produtividade, segurança e custos. Destaca-se também o alto grau de comprometimento dos colaboradores com a adoção da Manufatura Enxuta, demonstrado pelos resultados obtidos com a Calibração do Sistema Global de Manufatura.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Coutinho dos Reis, Universidade de Taubaté - UNITAU

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté, foi supervisor na General Motors do Brasil por mais de 20 anos. E-m ail: accreis@aol.com.

José Glenio Medeiros de Barros, Universidade de Taubaté - UNITAU e Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em Ciências de Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é professor do Departam ento de Economia, Contabilidade e Administração da Universidade de Taubaté-SP, onde atua nos cursos de Graduação em Administração e Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional. É tam bém Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando no curso de Engenharia de Produção. E-mail:glenio@unitau.br.

Downloads

Publicado

22.10.2007

Como Citar

dos Reis, A. C. C., & de Barros, J. G. M. (2007). Avaliação dos Resultados da Implementação do Sistema Global de Manufatura em uma Planta da General Motors do Brasil. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 1(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i1.79

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)