Dinâmica urbana e pobreza: a favela como expressão da inclusão precária

Autores

  • Paulo Romano Reschilian Universidade de Taubaté - UNITAU

Palavras-chave:

urbanização periférica, favela, inclusão precária, desigualdade, território

Resumo

Pretende-se analisar a produção de assentamentos precários qualificados como favelas, contextualizando-os no processo de construção social da paisagem urbana, caracterizado por mecanismos de inclusão precária e cuja perspectiva de investigação remete à necessidade de identificar elementos que contribuam para a formulação de uma análise multidimensional do fenômeno. Parte-se do pressuposto de que a favela insere-se como indicativo do processo de urbanização tí­pica do capitalismo periférico, em áreas ou regiões metropolitanas e cidades médias brasileiras, cuja organização do território permite visualizar a dimensão de precarização propiciada pelas formas de inclusão que configuram a constituição de um imaginário social e elementos culturais que se constroem nesse cenário de desigualdade.

Biografia do Autor

Paulo Romano Reschilian, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas – FAU/USP. Professor do Departamento de Arquitetura e Pesquisador do Núcleo de Estudos em Polí­ticas Sociais - Universidade de Taubaté. E-mail: paromano@uol.com.br.

Downloads

Publicado

22.10.2007

Como Citar

Reschilian, P. R. (2007). Dinâmica urbana e pobreza: a favela como expressão da inclusão precária. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 1(1). Recuperado de https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/81

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)