Programas de participação nos resultados: um estudo em empresas médias

Autores

  • Marilsa Sá Rodrigues Tadeucci Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i1.82

Palavras-chave:

participação nos resultados, administração participativa, participação

Resumo

Objetiva verificar se a implantação dos programas de participação nos resultados trouxe melhorias para a administração participativa das empresas de porte médio da região do Vale do Paraí­ba, no Estado de São Paulo. Pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa realizada em três etapas. A primeira foi um levantamento, via telefone, para identificar as empresas que comporiam a amostra, a segunda foi realizada por meio de entrevistas com os responsáveis pelos programas, gerentes de produção e os dirigentes sindicais representativos das orientações predominantes na região e finalmente a aplicação de questionário em 274 funcionários de produção. Os dados foram submetidos a tratamento estatí­stico, utilizando-se análises descritivas simples, multivariadas, inferencial e correlacional. Conclui-se que os programas de participação nos resultados estão modificando a forma de gestão nas empresas, tornando-as mais participativas. As variáveis que interferem nesse processo são as caracterí­sticas de cada empresa, idade dos respondentes, escolaridade, tempo de casa e gênero. A orientação sindical pode interferir na escolha de programas de metas ou valores fixos. Houve melhora na comunicação e no relacionamento entre o grupo de trabalho, maior envolvimento e comprometimento dos empregados com os programas de participação nos resultados e, conseqüentemente com as metas negociadas entre empresa e sindicato.

Biografia do Autor

Marilsa Sá Rodrigues Tadeucci, Universidade de Taubaté - UNITAU

Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci - Doutora em Administração pela UniversidadePresbiteriana Mackenzie, professora da Universidade De Taubaté do program a de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

22.10.2007

Como Citar

Tadeucci, M. S. R. (2007). Programas de participação nos resultados: um estudo em empresas médias. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 1(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i1.82

Edição

Seção

Artigos