Avaliação da mobilidade de micronutrientes em solo tratado com lodo de esgoto

Autores

  • Arminda Saconi Messias Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
  • Hannelore Alves e Silva Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
  • Vanessa Natalia de Lima Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
  • José Edson Gomes de Souza Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i3.93

Palavras-chave:

biossólido, lixiviação, metais pesados, solos.

Resumo

Grandes teores de elementos potencialmente tóxicos no solo podem causar toxidez às culturas e contaminar o solo. O objetivo deste trabalho foi estudar a movimentação do ferro, cobre, zinco e cádmio em um solo tratado com lodo de esgoto. Foram montadas colunas preenchidas com amostras de solo misturadas com doses correspondentes a zero, 25, 50 e 75 Mg.ha-1 de lodo de esgoto. Quinzenalmente foram coletados os lixiviados e, no término do experimento, também foram coletadas amostras dos solos para determinação do pH, condutividade elétrica, ferro, zinco, cobre e cádmio. Observou-se que, nos lixiviados, possivelmente, a acidez do solo influenciou no aumento das concentrações dos elementos encontrados, apresentando maiores teores nas doses de lodo de esgoto mais altas. Conclui-se que o grau de lixiviação de elementos quí­micos potencialmente tóxicos provenientes dos tratamentos com lodo de esgoto não causam danos ao meio ambiente.

Biografia do Autor

Arminda Saconi Messias, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Professora Titular, Doutora do Curso de Engenharia Ambiental do Centro de Ciências e Tecnologia da UNICAP. Lí­der do Grupo de Pesquisa Processos Tecnológicos e Ambientais. E-mail: saconi@unicap.br.

Hannelore Alves e Silva, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Estudante do Curso de Engenharia Ambiental do Centro de Ciências e Tecnologia da UNICAP, bolsista PIBIC / CNPq. E-mail: hanneas@hotmail.com.

Vanessa Natalia de Lima, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Estudante do 3º Ano do Ensino Médio do Colégio Liceu de Artes e Ofí­cios da UNICAP. Bolsista PIBIC-Júnior FACEPE / UNICAP. E-mail: vanessa.nlima@gmail.com.

José Edson Gomes de Souza, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

Professor Adjunto, Doutor do Curso de Licenciatura em Quí­mica do Centro de Ciências e Tecnologia da UNICAP. E-mail: jegsouza@unicap.br.

Downloads

Publicado

30.10.2007

Como Citar

Messias, A. S., e Silva, H. A., de Lima, V. N., & de Souza, J. E. G. (2007). Avaliação da mobilidade de micronutrientes em solo tratado com lodo de esgoto. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 3(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i3.93

Edição

Seção

Artigos