Desenvolvimento Regional e Proteção Social:Dilemas da Reforma Previdenciária Latino-Americana

Autores

  • Sidney Jard da Silva Fundação do Desenvolvimento Administrativo - Fundap e Universidade Federal do ABC - UFABC

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i4.106

Palavras-chave:

América Latina, reforma da previdência, privatização.

Resumo

Nas últimas duas décadas do século passado, as reformas estruturais foram apresentadas como polí­ticas imprescindí­veis para o ajuste fiscal dos sistemas previdenciários latino-americanos. O presente artigo avalia o impacto sócio-econômico destas reformas. O trabalho está dividido em três partes. A primeira apresenta as principais caracterí­sticas institucionais dos novos modelos previdenciários. A segunda examina as "promessas não cumpridas" pelos regimes de capitalização. A terceira discute os resultados sub-ótimos alcançados pelo processo reformista.

Biografia do Autor

Sidney Jard da Silva, Fundação do Desenvolvimento Administrativo - Fundap e Universidade Federal do ABC - UFABC

Mestre e doutor em Ciência Polí­tica pela Universidade de São Paulo (USP). Docente credenciado da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e professor adjunto do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André, SP, Brasil. É autor de Reforma da Previdência em Perspectiva Comparada: Executivo, Legislativo e Sindicatos na Argentina e no Brasil, entre outros trabalhos.

Downloads

Publicado

12.02.2008

Como Citar

da Silva, S. J. (2008). Desenvolvimento Regional e Proteção Social:Dilemas da Reforma Previdenciária Latino-Americana. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 3(4). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i4.106

Edição

Seção

Artigos