Implantação da polí­tica para take-off tecnológico e algumas considerações

Autores

  • Isabel Cristina dos Santos Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Márcio da Silveira Luz Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i4.109

Palavras-chave:

take-off tecnológico, engenharia reversa, desenvolvimento nacional.

Resumo

Este trabalho discute a necessidade de uma polí­tica de inovação tecnológica e a conveniência da Engenharia Reversa, ou Inversa na aprendizagem de novas tecnologias. Ainda, apresenta a prática de desenvolvimento tecnológico em nações consideradas tecnologicamente bem-sucedidas. Em comum, essas nações produzem novos conhecimentos tecnológicos a partir do fluxo contí­nuo de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Aplicado, o que amplia a participação dos produtos tecnológicos nas exportações e eleva os ní­veis de desenvolvimento econômico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em análise documental, em fontes secundárias reconhecidas, possibilitando comparar a prática de Desenvolvimento Tecnológico entre o Brasil e outros paí­ses. Conclui-se que o domí­nio tecnológico nacional amplia-se com a exportação de produtos de alta tecnologia. O trabalho destaca o valor estratégico da extensão dos incentivos governamentais e de agências de fomento para a Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico às atividades de Engenharia Reversa, ou Inversa e Imitação Criativa.

Biografia do Autor

Isabel Cristina dos Santos, Universidade de Taubaté - UNITAU

Administradora, Mestre em Administração (PUCSP, 1999), Doutora em Engenharia (EPUSP, 2004), Professora Assistente Doutora – Depto. Economia, Contábeis e Administração da Universidade de Taubaté. Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 225. Taubaté/SP. CEP 12030-320.

Márcio da Silveira Luz, Universidade de Taubaté - UNITAU

Engenheiro Mecânico (UFF, 1973), Mestre em Ciências Aeroespaciais (ITA, 1978), Doutor em Ciências (ITA, 1983). Professor Assistente Doutor – Depto. Economia, Contábeis e Administração da Universidade de Taubaté.

Downloads

Publicado

12.02.2008

Como Citar

dos Santos, I. C., & Luz, M. da S. (2008). Implantação da polí­tica para take-off tecnológico e algumas considerações. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 3(4). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i4.109

Edição

Seção

Artigos