Tipologia dos 4C's no complexo agroindustrial da cachaça de alambique do Rio Grande do Sul

Autores

  • Ana Claudia Machado Padilha Universidade de Passo Fundo - UPF e Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Thaisy Sluszz Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
  • Tania Nunes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i1.115

Palavras-chave:

cachaça de alambique, complexo agroindustrial, agronegócios.

Resumo

O estudo tem como objetivo aplicar a tipologia dos 4C's em dois elos do Complexo Agroindustrial da cachaça de alambique no Rio Grande do Sul. A coleta dos dados foi por meio de questionários e visitas in loco. Percebeu-se que a coordenação requer fortalecimento, comprometimento e integração mais efetiva entre os elos. A colaboração é incrementada pela participação de entidades de P&D, com investimentos em novas técnicas de cultivo e desenvolvimento de novos produtos. Na comunicação, identificou-se um esforço de desenvolvimento de mecanismos para organizar o setor com vistas à competitividade. Já a coopetição demanda o estabelecimento de ví­nculos sustentáveis relativos à promoção das parcerias para competir com a indústria de cachaça industrial e melhor atender seus clientes. Verifica-se, então, que a partir do incremento de ações nos 4C's, o setor da cachaça de alambique poderá dar conta das mudanças e superar os desafios dos mercados.

Biografia do Autor

Ana Claudia Machado Padilha, Universidade de Passo Fundo - UPF e Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Economia, Administração e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (CEPEAC-UPF). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEPAN-UFRGS). Endereco: STN Lote L Bloco A Ap. 215 Bairro: Asa Norte - 70770-100 - Brasí­lia/DF, Brasil.

Thaisy Sluszz, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

Analista da Assessoria de Inovação Tecnológica (AIT) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Tania Nunes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora do Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (CEPAN) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFRGS.

Downloads

Publicado

14.02.2008

Como Citar

Padilha, A. C. M., Sluszz, T., & da Silva, T. N. (2008). Tipologia dos 4C’s no complexo agroindustrial da cachaça de alambique do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i1.115

Edição

Seção

Artigos