Água: um bem econômico de valor para o Brasil e o mundo

Autores

  • Fernanda Gene Nunes Barros Banco da Amazônia
  • Mário M. Amin Universidade da Amazônia - UNAMA

Palavras-chave:

Brasil, recursos hí­dricos, bens econômicos, recursos estratégicos.

Resumo

A poluição e o uso desordenado dos recursos hí­dricos, aos poucos, estão tornando a água imprópria para o consumo humano. Além disto, tanto o crescimento demográfico quanto o econômico multiplicam os usos das águas e fazem crescer sua demanda, diante de uma oferta inelástica. A junção destes fatores leva a inferir que este recurso não pode mais ser entendido como um bem comum, pois a confrontação de sua disponibilidade com suas demandas tende a acarretar a escassez. Assim, faz-se necessário reconhecer que a água é um bem econômico e um recurso estratégico essencial ao desenvolvimento econômico e social dos paí­ses. Dentro deste contexto, pode-se inferir que a Bacia Amazônica Brasileira dispõe de um recurso estratégico de valor econômico e social e, em se acentuando este quadro, pode vir a despontar no cenário internacional como uma das grandes potências no tocante à posse de água doce superficial, pois é uma das regiões do mundo que mais tem estoque deste recurso. No entanto, para que a região e o paí­s venham a usar e a defender, adequadamente seus recursos hí­dricos, mediante a sua disponibilidade, é preciso estabelecer e intensificar a regulação, a valoração e a conscientização, de maneira que, gradativamente, a população passe a utilizar, racionalmente, o recurso de forma que a água, hoje abundante, possa permanecer com este status e, através do mercado, promova uma nova rota de crescimento e desenvolvimento para a região amazônica. Para tanto, há que se adotar formas de gestão que possibilitem zelar pela conservação quantitativa e qualitativa das águas e pela racionalidade dos usos e seu justo compartilhamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Gene Nunes Barros, Banco da Amazônia

Economista do Banco da Amazônia, Mestra em economia pela Universidade da Amazônia – Pará – Brasil; End. Av Nazaré 909, ed. Belo Horizonte apt. 402-A. Nazaré, Belém-Pará, CEP 66035-170.

Mário M. Amin, Universidade da Amazônia - UNAMA

Economista Agrí­cola, professor titular da Universidade da Amazônia – Pará – Brasil.

Downloads

Publicado

14.02.2008

Como Citar

Barros, F. G. N., & Amin, M. M. (2008). Água: um bem econômico de valor para o Brasil e o mundo. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(1). Recuperado de https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/116

Edição

Seção

Artigos