PRODUÇÃO DE ALIMENTOS TRADICIONAIS Contribuindo para o desenvolvimento local/regional e dos pequenos produtores rurais

Autores

  • Luí­s Fernando Soares Zuin Pontifí­cia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas
  • Poliana Bruno Zuin Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i1.117

Palavras-chave:

produção de alimento tradicional, desenvolvimento regional e local, pequenos produtores rurais.

Resumo

Esse artigo tem como finalidade apresentar uma proposta de produção para o desenvolvimento de alimentos tradicionais, baseada no modelo de Processo e Desenvolvimentos de Produtos Rurais (PDP-rural), proposto por Zuin e Alliprandini (2006). Essa proposta objetiva contribuir com os pequenos produtores rurais e com o desenvolvimento local e regional, por meio da agregação de valor aos produtos do tipo commodities. Mas o que são os alimentos tradicionais? São os alimentos chamados, também, de produtos com história, pois se constituem e fazem parte de um local e de uma determinada cultura, sendo produzidos com a matéria-prima local de uma determinada região. Devido aos conhecimentos e saberes-fazeres presentes nesses alimentos, através de gerações, a sua produção resgata não só a história envolta neles, mas o caráter histórico do próprio produtor. Nesse sentido, delineamos alguns aspectos que evidenciam a importância de se produzir esse tipo de alimento, como o turismo rural, necessidade do mercado por produtos diferenciados, para o desenvolvimento econômico dos produtores e de sua região.

Biografia do Autor

Luí­s Fernando Soares Zuin, Pontifí­cia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Prof. Doutor do curso de Administração de Empresas da Pontifí­cia Universidade Católica de Campinas – PUC – Campinas – SP, Brasil.

Poliana Bruno Zuin, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. End: Rua Barão de Paranapanema, 368, apto. 94, Bosque, Campinas- SP.

Downloads

Publicado

14.02.2008

Como Citar

Zuin, L. F. S., & Zuin, P. B. (2008). PRODUÇÃO DE ALIMENTOS TRADICIONAIS Contribuindo para o desenvolvimento local/regional e dos pequenos produtores rurais. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i1.117

Edição

Seção

Artigos