Reflexões sobre fluxos migratórios internos de populações no estado de Santa Catarina

Autores

  • Valério Alécio Turnes Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i1.119

Palavras-chave:

Migração, êxodo rural, litoralização, desenvolvimento rural, desenvolvimento sustentável.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a análise da dinâmica recente da população catarinense, enfocando prioritariamente o perí­odo entre os anos 2000 até 2005, como forma de compreender os impactos que este fenômeno pode acarretar no médio e longo prazos para o desenvolvimento da região. O autor baseou suas análises e conclusões num conjunto de referências bibliográficas e em dados estatí­sticos obtidos juntos aos bancos de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE), Departamento de Informação e Informática do SUS -DATASUS, órgão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde. A análise dos dados e informações demonstra que no perí­odo estudado, o fenômeno migratório em Santa Catarina foi responsável por significativas alterações na quantidade de habitantes e na composição populacional de municí­pios, regiões e do estado. Isso indica de forma concreta que existe a necessidade de rever modelos e paradigmas de desenvolvimento. Para finalizar o autor aponta propostas de estudos e polí­ticas estratégicas, que poderiam contribuir para o aumento da atratividade de regiões fragilizadas, contribuindo para o aprimorando do processo de desenvolvimento sustentável em Santa Catarina.

Biografia do Autor

Valério Alécio Turnes, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Engenheiro Agrônomo. Doutor em Engenharia de Produção/UFSC. Consultor de organismos multilaterais. Escola Superior de Administração e Gerência – ESAG/UDESC, Brasil End: Rua Mediterrâneo, 204 apto 201, Córrego Grande, Florianópolis, SC, Brasil, CEP 88037-610.

Downloads

Publicado

14.02.2008

Como Citar

Turnes, V. A. (2008). Reflexões sobre fluxos migratórios internos de populações no estado de Santa Catarina. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i1.119

Edição

Seção

Artigos