Gestão e desenvolvimento regional a partir das relações econômicas agrí­colas no polo Marabá: um estudo da estrutura relativa do FNO (2002/2010)

Autores

  • Fabricio Quadros Borges

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v10i2.1356

Palavras-chave:

Relações econômicas, Agricultura, FNO, Pólo Marabá, Sustentabilidade

Resumo

Este estudo objetiva apresentar uma discussão sobre o potencial de desenvolvimento das relações econômicas de base agrária do Pólo Marabá (PA), a partir da evolução da estrutura relativa dos recursos creditícios do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte - FNO. O método de investigação baseou-se na avaliação dos Relatórios de Gestão do FNO, exercícios de 2006 e 2010 e do Relatório de consultoria intitulado Conformação e dinâmica da economia de base agrária do Pólo Marabá, a partir de três eixos de análise: competitividade global, multiplicador de renda e concentração de renda. A investigação concluiu que a gestão do FNO possui uma estratégia confusa e pouco comprometida com a promoção do desenvolvimento do Pólo, na medida em que não se verificam investimentos na agricultura familiar, base produtiva na Amazônia, deixando o fundo creditício vulnerável às inclinações utilitárias e oportunistas que as administrações locais tendem a favorecer. Neste sentido, verificou-se uma diminuição da competitividade global do Pólo, uma redução dos multiplicadores e um aumento da concentração da renda, além da expansão da relação de propriedade da terra vigente.

Downloads

Como Citar

Borges, F. Q. (2014). Gestão e desenvolvimento regional a partir das relações econômicas agrí­colas no polo Marabá: um estudo da estrutura relativa do FNO (2002/2010). Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 10(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v10i2.1356

Edição

Seção

Artigos