As cidades e o café

Autores

  • Fania Fridman Universidade do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

planejamento, ordenamento territorial, sesmarias.

Resumo

O artigo relata pesquisa empí­rica sobre a ocupação territorial de municí­pios do Vale do Paraí­ba Sul-fluminense, nos séculos XVIII e XIX, inferindo que houve um ordenamento territorial, disciplinado pela doação de sesmarias, que deram origem à abertura de estradas e instalação de freguesias e de estruturas de posse e ordenamento da vida social. Essas ocupações formaram um processo de urbanização na proví­ncia fluminense pelo elo entre região e projetos de colonização.

Biografia do Autor

Fania Fridman, Universidade do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Economia Polí­tica pela Universidade de Paris VIII, Professora Associada do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano e Regional. Predio da Reitoria sala 543. Cidade Universitária. 21941-590 - Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

14.10.2008

Como Citar

Fridman, F. (2008). As cidades e o café. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(3). Recuperado de https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/151

Edição

Seção

Artigos