A Zona Rio Cafeeira: uma expansão pioneira

Autores

  • Hildete Pereira de Melo Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i3.152

Palavras-chave:

produção pioneira de Café, Rio de Janeiro, Ocupação territorial.

Resumo

O objetivo do artigo é discutir a expansão pioneira da lavoura cafeeira na região fluminense, o maior feito da história econômica regional. A riqueza acumulada pela atividade determinou o povoamento da Proví­ncia e da cidade do Rio de Janeiro como pólo de irradiação para a ocupação de um vasto território no Sudeste do Brasil. O café começou nos arredores da capital, aproveitando a estrutura de plantação existente. No iní­cio como agricultura complementar e depois sob o impulso da elevação dos preços internacionais, caminhou para a região serrana. O cultivo desenvolveu várias cidades e vilas. Foram usados os dados extraí­dos da obra de Laerne (1885), do Censo de 1920 e dos levantamentos sobre a produção cafeeira do Departamento Nacional do Café para os anos de 1920 e 1930, por serem as únicas fontes em que foi possí­vel encontrá-los A importância do traçado das zonas de café é mostrar a ordem cronológica da marcha do café na antiga Proví­ncia do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Hildete Pereira de Melo, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Economia da Industrial e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). End: Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Economia. R.Tiradentes, 17INGA 22241-090 - Niteroi, RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

14.10.2008

Como Citar

de Melo, H. P. (2008). A Zona Rio Cafeeira: uma expansão pioneira. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i3.152

Edição

Seção

Artigos