Polo de Desenvolvimento Regional e Ambiente Inovador: Estudo Empí­rico na Cidade de Sorocaba

Autores

  • Gustavo Benevides
  • Luis Paulo Bresciani

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v10i4.1533

Palavras-chave:

Polo de Desenvolvimento, Ambiente inovador, Cooperação e Governança institucional, Dinâmica da aprendizagem, Desenvolvimento local.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar quais são os fatores que fomentam e constituem o ambiente inovador no território de Sorocaba. Para tanto, foi necessário investigar as articulações promovidas entre os setores: público, privado, universidades, centros de pesquisa, e atores sociais relevantes, no que tange à promoção de um sistema local de inovação orquestrado de forma a aprimorar o capital social local e as relações de cooperação e aprendizado. A abordagem metodológica da pesquisa foi alicerçada na visão interpretativista. A pesquisa foi estruturada em duas etapas: primeiramente realizou-se um estudo em fontes de dados secundários e posteriormente, realizou-se a pesquisa empí­rica, através de entrevistas semi-estruturadas com os principais atores que promovem a constituição do polo de desenvolvimento e ambiente inovador no território de Sorocaba. A hipótese que orienta a pesquisa está focada no argumento da configuração de Sorocaba como centro de uma cidade polo, inovadora, que promove o desenvolvimento regional, a partir de polí­ticas e iniciativas estruturantes que se articulam entre a gestão pública e os investimentos privados, em meio a uma dinâmica de desenvolvimento territorial marcada por coesão e conflitos.

Downloads

Publicado

30.11.2014

Como Citar

Benevides, G., & Bresciani, L. P. (2014). Polo de Desenvolvimento Regional e Ambiente Inovador: Estudo Empí­rico na Cidade de Sorocaba. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 10(4). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v10i4.1533

Edição

Seção

Artigos