O Convênio de Taubaté e a Economia Cafeeira de Minas Gerais – 1906/1929

Autores

  • Anderson Pires Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Palavras-chave:

Economia cafeeira-Minas gerais, História econômica, cadeias produtivas.

Resumo

O artigo utiliza-se de base bibliográfica para avaliar a importância e o significado histórico da economia agrária de exportação que se desenvolveu em Minas Gerais, na sua principal região produtora no perí­odo de vigência da polí­tica de valorização cafeeira, a zona da mata mineira. Utilizando instrumentos teóricos analí­ticos denominados de "Global Commodity Chains" ( rede ou cadeia mundial de mercadorias), posiciona essa economia além do contexto regional e nacional em que se desenvolveu, mas também, e, principalmente, no âmbito do mercado internacional. Por fim, regionaliza os seus efeitos e aponta para o surgimento de centros urbanos importantes para o ulterior desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Anderson Pires, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Professor de História Econômica na Faculdade de Economia e Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Gradução (especialização) em História Econômica na mesma faculdade e do Mestrado em História no Instituto de Ciências Humanas da UFJF. É mestre em História Agrária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). End: Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Historia. Campus Universitario s/n São Pedro 36035-010 - Juiz de Fora, MG – Brasil.

Downloads

Publicado

14.10.2008

Como Citar

Pires, A. (2008). O Convênio de Taubaté e a Economia Cafeeira de Minas Gerais – 1906/1929. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(3). Recuperado de https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/158

Edição

Seção

Artigos