Gestão estratégica aplicada ao cooperativismo solidário: uma alternativa de fortalecimento para os agricultores familiares

Autores

  • Olí­mpia Maria de Carvalho Ignácio Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Eliane Moreira de Sá Souza Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i4.173

Palavras-chave:

Gestão Estratégica. Solidariedade. Agronegócio. Cooperativismo de Agricultura Familiar.

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar, sob a ótica da administração, a gestão estratégica aplicada ao cooperativismo solidário como alternativa de fortalecimento organizacional. A intenção da pesquisa foi investigar as controvérsias a respeito da aplicação de ferramentas de gestão estratégica nos empreendimentos dessa natureza, mantendo suas caracterí­sticas essenciais de cooperação, solidariedade e auto-gestão. Buscou-se identificar um modelo gestionário capaz de ganhar competitividade, mantendo caracterí­sticas de solidariedade e cooperação em empreendimentos solidários. Utilizou-se o método de estudo de caso com análise de uma pequena organização - a Cooperativa de Agricultores Familiares de Itapuranga, onde se investigou a prática dos princí­pios e valores dos Empreendimentos de Economia Solidária, bem como o modelo de gestão e estrutura organizacional adotados. Analisou-se a aplicabilidade de instrumentos de gestão estratégica nas pequenas cooperativas e elaborou-se mapa estratégico para contemplar a coerência entre a formulação das estratégias, sua implantação e o desenvolvimento da cooperativa, tanto no alcance dos objetivos propostos como no crescimento profissional dos cooperados. Concluiu-se que instrumentos que possibilitam a adoção da gestão estratégica em empreendimentos solidários contribuem de maneira significativa para a uma boa análise da organização e do ambiente ajudando no desenvolvimento de cooperados e organização, sem necessariamente descaracterizar o empreendimento como solidário.

Biografia do Autor

Olí­mpia Maria de Carvalho Ignácio, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora da área de administração de empresas, mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Goiás, Brasil.

Eliane Moreira de Sá Souza, Universidade Federal de Goiás - UFG

Professora doutora adjunta e coordenadora do curso de Administração da UFG – Goiás - Brasil. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000).

Downloads

Publicado

04.03.2009

Como Citar

Ignácio, O. M. de C., & Souza, E. M. de S. (2009). Gestão estratégica aplicada ao cooperativismo solidário: uma alternativa de fortalecimento para os agricultores familiares. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(4). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i4.173

Edição

Seção

Artigos