Biodiversidade e relações sociais na Amazônia

Autores

  • Marcionila Fernandes Universidade Federal de Alagoas e Universidade Estadual da Paraí­ba
  • Rosa Elizabeth Acevedo Marin Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

saber etnobotânico, relações sociais, biodiversidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é buscar compreender as relações sociais que envolvem a coleta e extração de produtos das florestas amazônicas,e identificar em que medida as populações detentoras do saber etnobotânico se inserem socialmente. Analisa-se, entre outras questões, contratos de empresas extratoras Glaxo Wellcome S.A .,Extracta Moléculas Naturais Ltda e Beraca/Brasmazon – Indústria de Oleaginosas e Produtos da Amazônia e o envolvimento da comunidade local, na coleta e extração de produtos da biodiversidade. Parte-se do pressuposto de que, embora as comunidades rurais, indí­genas e outras, lutem pela sua autonomia e auto determinação, de um modo ou de outro, essas comunidades estabelecem fluxo e intercâmbio com toda a sociedade global e sua lógica de acumulação, mesmo que não seja esse o propósito dos referidos grupos, nem tampouco das ONGs que lhes orientam.

Biografia do Autor

Marcionila Fernandes, Universidade Federal de Alagoas e Universidade Estadual da Paraí­ba

Professora da Universidade Federal de Alagoas e Universidade Estadual da Paraí­ba.

Rosa Elizabeth Acevedo Marin, Universidade Federal do Pará

Professora da Universidade Federal do Pará, historiadora, antropóloga e coordenadorada sede institucional da Associação de Universidades Amazônicas.

Downloads

Publicado

21.09.2007

Como Citar

Fernandes, M., & Marin, R. E. A. (2007). Biodiversidade e relações sociais na Amazônia. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 3(1). Recuperado de https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/18

Edição

Seção

Artigos