A problemática que envolve o cooperativismo de trabalho em Minas Gerais: um estudo exploratório

Autores

  • Antônio João Hocayen-da-Silva Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná
  • Marcelo José Braga Universidade Federal de Viçosa - UFV

Palavras-chave:

Cooperativismo. Trabalho. Ciclo de Vida.

Resumo

Objetivou-se no artigo caracterizar os problemas que afetam a constituição, o desenvolvimento e a consolidação das cooperativas de trabalho do Estado de Minas Gerais. A pesquisa compreendeu o envio de questionários para 200 cooperativas, de maio a junho de 2001, aguardando o retorno até agosto de 2001, dos quais retornaram 46. A amostra envolveu 40 cooperativas urbanas e 6 rurais. Posteriormente, realizou-se de 09 a 13 de setembro de 2002, entrevistas não-estruturadas-focalizadas em 13 cooperativas. Na constituição os problemas foram: i) Desconfiança dos associados; ii) Falta de conhecimento na constituição das cooperativas; e, ii) Manifestação de interesses individuais. Nos estágios de desenvolvimento e consolidação os problemas foram: i) Desinteresse dos cooperados; ii) Dificuldades em conseguir serviços; e, iii) Elevada carga tributária. As cooperativas de trabalho analisadas estão enfrentando problemas de natureza interna e/ou externa, que conseqüentemente dificultam a realização eficiente das atividades e colaboram para a valorização de interesses individuais.

Biografia do Autor

Antônio João Hocayen-da-Silva, Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná

Mestre em Administração e Especialista em Administração, Universidade Federal do Paraná – CEPPAD/UFPR, Professor da Faculdade de Ensino Superior do Centro do Paraná – UCP.

Marcelo José Braga, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Doutor em Economia Aplicada, Professor Adjunto pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, Centro de Ciências Agrárias – CCA, Departamento de Economia Rural – DER.

Downloads

Publicado

04.03.2009

Como Citar

Hocayen-da-Silva, A. J., & Braga, M. J. (2009). A problemática que envolve o cooperativismo de trabalho em Minas Gerais: um estudo exploratório. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 5(1). Recuperado de https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/182

Edição

Seção

Artigos