Análise das habilidades do gerente de projetos necessárias para o bom desempenho nas organizações

Autores

  • Valter João de Souza Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Gladis Camarini Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i1.21

Palavras-chave:

gerente de projetos, habilidades gerenciais, perfil do gerente, gerenciamento de projetos

Resumo

Este trabalho analisa as habilidades necessárias ao desempenho das atividades do gerente de projetos sob o ponto de vista de diversos dos autores e especialistas, bem como sua influência no desempenho das organizações. A mirí­ade de estudos acadêmicos relacionados ao assunto apresenta alguns modelos relacionados ao perfil adequado para esse profissional, enfatizando sua condição de fator diferenciador no sucesso das organizações que, de alguma forma, trabalham com projetos. A necessidade de mudança na maneira de conduzir os negócios imposta pela crescente competitividade entre as empresas, aponta esta forma de administração como uma estratégia capaz de integrar esforços complexos e reduzir burocracias. Apoiado em pesquisa exploratória discute-se os modelos propostos por Gaddis (1959), Shtub, Bard & Globerson (1994) Meredith & Mantel (1985), e Kerzner (1998). As análises mostraram que, apesar de diferentes em termos de conceitualização, as habilidades necessárias para o desenvolvimento desta atividade convergem em termos decaracterí­sticas pessoais. Os resultados encontrados em todos os modelos convergem para um gerente que apresente capacidade de relacionamento, de liderança, de resolução conflitos, de planejamento e conhecimentos técnicos, necessários ao sucesso do empreendimento.

Biografia do Autor

Valter João de Souza, Universidade de Taubaté - UNITAU

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté –UNITAU.

Gladis Camarini, Universidade de Taubaté - UNITAU

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas – UNIAMP, Doutora pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, pós-doutorado pelo Institut National des Sciences Appliquées – INSA em Toulouse – França.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de Toulouse II – Toulouse – França, pós-doutorado em Educação na Universidade Estadualde Campinas – UNICAMP.

Downloads

Publicado

21.09.2007

Como Citar

de Souza, V. J., Camarini, G., & Chamon, E. M. Q. de O. (2007). Análise das habilidades do gerente de projetos necessárias para o bom desempenho nas organizações. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 3(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i1.21

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)