Desafios para o desenvolvimento regional – arranjo produtivo local de couro e calçados

Autores

  • Wanda Aparecida Machado Hoffmann Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • José Angelo Rodrigues Gregolin Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Leandro Innocentini Lopes de Faria Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v2i3.30

Palavras-chave:

arranjo produtivo local, desenvolvimento regional, couro e calçados.

Resumo

Com a importância estratégica dos arranjos produtivos locais para o desenvolvimento regional e para o aumento da competitividade nacional, ocorre a necessidade de um avanço no amadurecimento das relações entre os elos de uma cadeia produtiva inteira e no processo decisório que se mostra cada vez mais complexo. Nesse contexto, surgem os desafios a serem enfrentados, principalmente pelos gestores públicos e privados, empreendedores e cidadãos em geral, na identificação e entendimento das oportunidades e ameaças que afetam os negócios das organizações regionais. A busca por informações cada vez mais confiáveis e no tempo certo sobre mercado, competências e tecnologias que contribuam para a competitividade, das organizações pertencentes ao arranjo, em escala global, faz emergir a prática de inteligência competitiva, voltada para o apoio ao processo de tomada de decisão. O caso do arranjo produtivo local de couros e calçados de Jaú é um exemplo importante para compreensão e discussões dos diversos aspectos que envolvem o processo de integração regional.

Biografia do Autor

Wanda Aparecida Machado Hoffmann, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais,Pós-doutorado em Prospecção de Informação Tecnológica, Professora do Departamento de Ciência da Informação e Pesquisadora do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

José Angelo Rodrigues Gregolin, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais, Professor do Departamento de Engenharia de Materiais e Pesquisador do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Leandro Innocentini Lopes de Faria, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais e em Ciência da Informação, Professor do Departamento de Ciência da Informação e Pesquisador do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

02.10.2007

Como Citar

Hoffmann, W. A. M., Gregolin, J. A. R., & de Faria, L. I. L. (2007). Desafios para o desenvolvimento regional – arranjo produtivo local de couro e calçados. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 2(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v2i3.30

Edição

Seção

Dossiês

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)