AS POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS DE FOMENTO AO ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO NO BRASIL E ESTADOS UNIDOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA
Palavras-chave:
Etanol. Políticas públicas. Biomassa. Combustíveis fósseis.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir as diferenças, desafios e oportunidades que marcam o mercado de etanol nos EUA e no Brasil do ponto de vista das políticas públicas voltadas especificamente para o etanol de segunda geração, tendo como arcabouço teórico-metodológico o conceito de sistema setorial de produção e inovação (SSPI). O etanol vem permitindo que os dois países reduzam sua dependência de combustíveis fósseis. No entanto, ainda que existam diferenças nas posturas dos governos desses países, argumenta-se que ações do Estado para promover um SSPI dinâmico e competitivo para o etanol são decisivas para criar oportunidades e reduzir incertezas no processo de desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e ambiental sustentável, em que pese os desafios surgidos recentemente nesse mercado em ambos os países.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.