Inferências espaciais sobre Saúde Pública e Desenvolvimento no Vale do Paraí­ba Paulista

Autores

  • Nelson Wellausen Dias Universidade de Taubaté
  • Luiz Fernando C. Nascimento Universidade de Taubaté
  • Getulio Teixeira Batista Universidade de Taubaté
  • Celso de Souza Catelani Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v2i2.41

Palavras-chave:

mortalidade infantil, desenvolvimento regional, geoprocessamento.

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar o padrão espacial da mortalidade neonatal total, mortalidade infantil total, densidade populacional e PIB Per Capita dos municí­pios do Vale do Paraí­ba paulista e, assim, responder às seguintes perguntas: Os municí­pios com PIB Per Capita acima da média possuem í­ndices de mortalidade infantil abaixo da média? Os municí­pios com densidade populacional acima da média possuem í­ndices de mortalidade infantil acima da média? Existe regionalização significativa na distribuição geográfica do PIB Per Capita, da densidade populacional e dos í­ndices de mortalidade? Os resultados demonstram que Jacareí­, Roseira e Guaratinguetá possuem PIB e mortalidade neonatal total acima da média. Todos os municí­pios com maior PIB possuem í­ndices de mortalidade infantil total abaixo da média. Existem dois pólos sub-regionais no Vale do Paraí­ba, um na metade ocidental da região (PIB e densidade populacional maiores). Outro na porção centro-sudeste da região com maior mortalidade neonatal e infantil total.

Biografia do Autor

Nelson Wellausen Dias, Universidade de Taubaté

Ph.D. em Geografia Fí­sica pela Indiana State University. Atua como pesquisador do Laboratório de Geoprocessamento (LAGEO) e como professor da UNITAU.

Luiz Fernando C. Nascimento, Universidade de Taubaté

Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Mestre em Fí­sica Aplicada pela UNESP. Atua como Professor Assistente de Medicina na UNITAU.

Getulio Teixeira Batista, Universidade de Taubaté

Ph.D. em Agronomia pela Purdue University. Atua com o coordenador do LAGEO e como professor da UNITAU.

Celso de Souza Catelani, Universidade de Taubaté

Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté. Atua como consultor autônomo na área de cartografia digital e análise espacial.

Downloads

Publicado

03.10.2007

Como Citar

Dias, N. W., Nascimento, L. F. C., Batista, G. T., & Catelani, C. de S. (2007). Inferências espaciais sobre Saúde Pública e Desenvolvimento no Vale do Paraí­ba Paulista. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 2(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v2i2.41

Edição

Seção

Artigos