GESTÃO DE TECNOLOGIAS DE CENTROS PÚBLICOS DE PESQUISA COMO POSSIBILIDADE DE INCREMENTO AO CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Eduardo Winter, Deuzanira Lima dos Santos, Patrícia Maria Dusek, Mauro Catharino Vieira Da Luz

Resumo


Os Centros Públicos de Pesquisa (CCP) são instituições públicas federais que geram, aplicam e disseminam conhecimentos científicos e tecnológicos. O Brasil conta com 16 CCPs vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com foco em vocações regionais/locais e temas de interesse estratégico. O Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) realiza suas pesquisas sobre biodiversidade da Amazônia, cujos resultados geraram tecnologias potencialmente inovadoras. Em 2018, o INPA possuía 70 pedidos de patente (17 concedidas e 1 deferimento). Isso significa que 18 tecnologias superaram um período de risco, com investimento público, e estão disponíveis à incorporação pelo setor produtivo. Assim, esse artigo tem como objetivo caracterizar essas tecnologias e identificar variáveis para estabelecer diretrizes sistemáticas de gestão do portfólio. Para tanto, foram utilizadas as metodologias do Stage Gate Model (COOPER; EDGETT; KLEITNSCHMIDT, 2002) para caracterizar as tecnologias, do Funil de Inovação (CLARK; WHEELWRIGHT, 1993) para identificar critérios de gestão de portfólio e da Matriz Participação-Crescimento (HENDERSON, 1970) para identificar dados de produção e a localização de parceiros comerciais. Os resultados demonstraram que há potencial de exploração comercial imediata para cerca de 50% desse portfólio, a partir de uma proposta de gestão que classificou as tecnologias em quatro categorias negociais. Acredita-se que a contribuição desse trabalho está na sistematização da proposta de gestão do portfólio, na possibilidade de aplicação em outros CCPs e na promoção da inovação na indústria regional/nacional através da absorção, produção e disponibilização dessas tecnologias, consolidando a interação academia-empresa, impulsionando um círculo virtuoso na economia.

Palavras-chave


Produtos tecnológicos. Núcleo de inovação Tecnológica. Centro público de pesquisa. Inovação industrial. Desenvolvimento econômico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.






ISSN 1809-239X