AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO PROJETO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DO FEIJíO-MANTEIGUINHA DE SANTARÉM

Autores

  • Rosiane de Sousa Cunha
  • Luciana Gonçalves de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v16i2.5393

Palavras-chave:

Vigna unguiculata (L.) Walp. Feijão-Manteiguinha de Santarém. Indicação geográfica. Sinais distintivos. Santarém, Pará, Brasil.

Resumo

Instigado pela originalidade de uma possí­vel Indicação Geográfica (IG) no oeste do Pará e pelo seu potencial de gerar benefí­cios para agricultores locais, este artigo propõe uma avaliação preliminar do projeto de IG do Feijão-Manteiguinha de Santarém, uma variedade de Vigna unguiculata (L.) Walp cultivada nesse municí­pio. O exame das condições em que tal projeto está sendo gestado, realizado por meio de trabalho de campo etnográfico, permite identificar seus principais responsáveis e as respectivas formas de atuação, revelando potenciais e limites da proposta. Com efeito, há forte entusiasmo entre representantes dos setores público e privado envolvidos no projeto, mas falta absolutamente aos produtores locais conhecimento do assunto. Assim, restam inobservados importantes critérios para concessão e gestão da IG, já amplamente expostos e debatidos na literatura pertinente. Portanto, frente às exigências implicadas no empreendimento, conclui-se que o Feijão-Manteiguinha de Santarém ainda não está apto a receber tal sinal distintivo.

Publicado

28.05.2020

Como Citar

Cunha, R. de S., & Carvalho, L. G. de. (2020). AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO PROJETO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DO FEIJíO-MANTEIGUINHA DE SANTARÉM. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 16(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v16i2.5393

Edição

Seção

Artigos