MANUTENÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA: PROPOSTA DE UM MODELO CONSTRUTIVISTA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Autores

  • Gustavo Guilherme Thiel
  • Sandra Rolim Ensslin
  • Leonardo Ensslin

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v16i3.5891

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho. Iluminação Pública. Gestão Municipal. Apoio í  Decisão. Abordagem Construtivista. Metodologia MCDA-C.

Resumo

A complexidade na prestação dos serviços de manutenção da iluminação pública, fundamental para os muní­cipes, e a necessidade da garantia de transparência das ações tornam imprescindí­veis a utilização de ferramentas para avaliar o desempenho e apoiar sua gestão. Assim, o objetivo deste estudo é desenvolver um modelo construtivista de avaliação de desempenho multicritério para apoiar a gestão da atividade de manutenção da iluminação pública do municí­pio de Joinville, com base na própria percepção do gerente de "Transportes e Vias Públicas" . Para isso, utilizou-se a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista (MCDA-C), com o desenvolvimento de suas três fases: Estruturação, Avaliação e Recomendações. Foi construí­do um modelo de avaliação com 11 indicadores, que permitiu evidenciar o statu quo da manutenção da iluminação pública em Joinville, que era de 31,7, considerado pelo decisor em ní­vel de mercado. Na fase de Recomendações, foram propostas ações para alavancagem do desempenho da atividade naqueles critérios em que a performance foi identificada em ní­vel comprometedor, contribuindo para um relevante incremento, passando para 70,3. O desenvolvimento do modelo gráfico de avaliação de desempenho, legí­timo e válido, composto por indicadores pouco explorados na literatura sobre o tema até então, devido ao reconhecimento da necessidade de incorporação da singularidade e das caracterí­sticas ad hoc do contexto com base na percepção do gerente, permitiu-lhe tomar decisões fundamentadas, tempestivas e efetivas, passando a contribuir ativamente com toda a gestão municipal.

Publicado

25.10.2020

Como Citar

Thiel, G. G., Ensslin, S. R., & Ensslin, L. (2020). MANUTENÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA: PROPOSTA DE UM MODELO CONSTRUTIVISTA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 16(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v16i3.5891

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)