ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ESPACIAL ENTRE OS USUÁRIOS DE SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO E OS CASOS DE COVID-19: UM ESTUDO DE CASO PARA RECIFE (PE)

Autores

  • Carlos Fabrí­cio Assunção da Silva
  • Leonardo Herszon Meira
  • Leise Kelli de Oliveira
  • Pâmela Roberta Gonçalves dos Santos
  • Isabela Kopperschmidt de Oliveira

Palavras-chave:

Sistemas de Transporte Público. COVID-19. Análise Espacial. índice I de Moran. Regressão Geograficamente Ponderada.

Resumo

O uso de sistemas de transporte público é apontado como possí­vel vetor de transmissão de ví­rus durante epidemias. Nesse contexto, é objetivo deste artigo analisar a correlação espacial entre os usuários do sistema de transporte público e os casos da COVID-19, por meio de um estudo para Recife (PE). Utilizando-se da análise espacial, foi calculado o í­ndice I de Moran global e local, e foram estimados modelos de regressão global e geograficamente ponderados, para os meses de março a junho de 2020, considerando o bairro como unidade espacial de análise. Os resultados indicaram correlação espacial global e local entre as variáveis consideradas. Ainda, o número de usuários do transporte público é uma variável que influenciou no número de casos de COVID-19, principalmente em abril, maio e junho. Por fim, o sistema de transporte público pode não ter sido o único fator que contribuiu para a disseminação da COVID-19 no Recife, visto o elevado número de bairros sem indicador de associação espacial local com significância estatí­stica. Como o sistema de transporte público contribui para a mobilidade de pessoas que trabalham em atividades essenciais para a vida urbana, são necessárias estratégias que contribuam para o distanciamento social dentro dos veí­culos do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Publicado

15.12.2020

Como Citar

Silva, C. F. A. da, Meira, L. H., Oliveira, L. K. de, Santos, P. R. G. dos, & Oliveira, I. K. de. (2020). ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ESPACIAL ENTRE OS USUÁRIOS DE SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO E OS CASOS DE COVID-19: UM ESTUDO DE CASO PARA RECIFE (PE). Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 16(4). Recuperado de https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/5989