DISTRIBUIÇÃO TERRITORIAL DA PRODUÇÃO ORGÂNICA NO ESTADO DO RJ: UM OLHAR A PARTIR DO CADASTRO NACIONAL DE PRODUTORES ORGÂNICOS

Autores

  • Patrí­cia Martins da Silva Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Índia Clara Limeira Souza de Medeiros Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/MAPA
  • Guilherme de Freitas Ewald Strauch Emater-Rio https://orcid.org/0000-0003-1686-1051
  • Hugo Vieira de Andrade Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Joana Mayer Coutada Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Bianca Oliver Sarmento Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i3.6157

Palavras-chave:

Desenvolvimento territorial. Agricultura familiar. Agricultura orgânica. Produção orgânica.

Resumo

O presente trabalho insere-se na temática da produção orgânica de alimentos a partir da abordagem territorial as unidades de produção orgânicas em desenvolvimento no território fluminense. Nesta perspectiva foram contemplados como eixos de investigação (i) o mapeamento e evolução da distribuição territorial das unidades de produção orgânica no território fluminense, (ii) a ocorrência e relevância dos mecanismos de garantia da qualidade orgânica, e (iii) a verificação da correlação entre as unidades de produção orgânicas presentes no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos - CNPO e o acesso a Declaração de Aptidão ao Pronaf, instrumento de habilitação para polí­ticas públicas direcionadas à agricultura familiar. A metodologia da pesquisa contemplou a abordagem quali-quantitativa, considerada quanto aos fins como pesquisa exploratória. Os dados secundários obtidos a partir do CNPO, cuja gestão pertence ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, foram considerados em relação às regiões de governo do Estado do Rio de Janeiro. A sistematização dos dados do CNPO possibilitou a obtenção de banco de dados referente à série histórica do perí­odo 2013-2019, a partir do qual se obtiveram os resultados consolidados neste artigo, os quais foram apresentados e discutidos junto à Comissão da Produção Orgânica do estado do RJ - CPOrg/RJ. Espera-se, a partir dos resultados obtidos, contribuir para reflexão e ampliação do conhecimento acerca dos sistemas de produção orgânicos, fortalecendo o diálogo com órgãos gestores, instituições e organizações com atuação na área.

Biografia do Autor

Patrí­cia Martins da Silva, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Doutorado em Agronomia (PPG/SPAF/FAEM/UFPel). Professora Adjunta. írea Agroecologia e Extensão Rural. Departamento DCSA/FAEM/UFPel.

Índia Clara Limeira Souza de Medeiros, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/MAPA

Médica Veterinária, Mestre em Ciência Ambiental, Auditora Fiscal Federal Agropecuária, írea Produção Orgânica/MAPA.

Guilherme de Freitas Ewald Strauch, Emater-Rio

Engenheiro Agrônomo. D.Sc. Agroecologia. Extensionista Rural.

Hugo Vieira de Andrade, Universidade Federal Fluminense - UFF

Estudante de graduação. Curso de Engenharia Agrí­cola e Ambiental/UFF.

Joana Mayer Coutada, Universidade Federal Fluminense - UFF

Estudante de graduação. Curso de Engenharia Agrí­cola e Ambiental/UFF.

Bianca Oliver Sarmento, Universidade Federal Fluminense - UFF

Engenheira Agrí­cola e Ambiental (Universidade Federal Fluminense). Integrante da Articulação Nacional de Agroecologia. 

Referências

ALEIXO, D.N.S. Aquisição de alimentos da agricultura familiar, incluindo produtos orgânicos, pelas prefeituras municipais do RJ, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação escolar, no perí­odo de 2011 a 2016. Dissertação (Mestre em Ciências). PPGAO/UFRRJ. 2018. 230f.

BERNARDES, R.M.; AMARAL, E.R. Levantamento da Produção Orgânica em Santa Catarina. São José, SC: MAPA, 2018. 20p.

HIRATA, A.R.; ROCHA, L.C.D.; BERGAMASCO, S.M.P.P. Panorama Nacional dos Sistemas Participativos de Garantia. In: HIRATA, A.R. & ROCHA, L.C.D.; Sistemas participativos de garantia do Brasil: Histórias e experiências. Pouso Alegre: IFSULDEMINAS, 2020. p.10-44.

LEITE, R. M. Dez anos de regulamentação da Agricultura Orgânica, experiência de Sistema Participativo de Garantia: Avanços, Desafios e Oportunidades da Agroecologia e Produção Orgânica no Brasil. Jaguariúna-SP, 2013.

LIMA, S.K.; GALIZA, M.; VALADARES, A.; ALVES, F. Produção e consumo de produtos orgânicos no mundo e no Brasil. Texto para discussão 2538. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasí­lia: Rio de Janeiro: 2020. 52p.

VILELA, G.F.; MANGABEIRA, J.A.C.; MAGALHíES, L.A.; TOSTO, S.G. Agricultura orgânica no Brasil: um estudo sobre o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. Campinas: Embrapa Territorial, 2019. (Documentos 127/Embrapa Territorial). 20p.

WILLER, H.; SCHLATTER, B.; TRAVNICEK, J.; KEMPER, L.; LERNOUD, J. (Eds.) (2020): The World of Organic Agriculture. Statistics and Emerging Trends 2020. Research Institute of Organic Agriculture (FIBL), Frick, and IFOAM – Organics International, Bonn. 2020. 337p.

Publicado

10.10.2023

Como Citar

Silva, P. M. da, Medeiros, Índia C. L. S. de, Strauch, G. de F. E., Andrade, H. V. de, Coutada, J. M., & Sarmento, B. O. (2023). DISTRIBUIÇÃO TERRITORIAL DA PRODUÇÃO ORGÂNICA NO ESTADO DO RJ: UM OLHAR A PARTIR DO CADASTRO NACIONAL DE PRODUTORES ORGÂNICOS. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 19(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i3.6157

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.