POTENCIALIDADE DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DO LICURI DO SEMIÁRIDO BAIANO SOB A ÓTICA DO CÍRCULO VIRTUOSO DA QUALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i1.6291

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional, Indicação Geográfica, Licuri, Semiárido Baiano.

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar as potencialidades, entraves e demais aspectos relevantes para a implementação da Indicação Geográfica do licuri do Semiárido Baiano. A metodologia utilizada foi da triangulação de dados, a partir do Cí­rculo Virtuoso da Qualidade Ligado à Origem da Organização para a Alimentação e Agricultura. Identificou-se a notoriedade do Semiárido Baiano quanto ao saber-fazer da cultura do licuri, bem como apontou-se as fragilidades dessa cadeia produtiva como a inexistência de parâmetros especí­ficos de qualidade na etapa do beneficiamento. A modalidade de Indicação Geográfica mais factí­vel à Região é a Indicação de Procedência, dado o requisito da notoriedade confirmado. Concluiu-se que há evidências históricas e de mercado que comprovam que o Semiárido Baiano é reconhecido como centro produtor e extrator do licuri.

Biografia do Autor

Kelle Fernandes Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Servidora Pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia; Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Feira de Santana; Mestranda em Propriedade Intelectual; Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Ângela Ferreira Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutora em Ciências, Energia e Ambiente, UFBA; Mestre em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais no Processo Produtivo, UFBA; Especialista em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais na Indústria, UFBA; Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, UFPB; Engenheira de Materiais, UFPB. Atua principalmente nos seguintes temas: Avaliação do Ciclo de Vida (ACV); Simbiose Industrial; Produção mais Limpa; Economia Circular; Gestão de Resí­duos Sólidos; Propriedade Intelectual e Indicação Geográfica. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Salvador, das disciplinas Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Saúde (SMS) e Higiene e Segurança do Trabalho (HST) para os cursos técnicos; Ciências do Ambiente para os cursos de engenharias; Metodologia de Pesquisa e Indicação Geográfica e Marcas Coletivas (IG) para o Mestrado Profnit. Professora Permanente do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), no Ponto Focal IFBA. Participa de dois grupos de Pesquisa na Instituição: Ecologia Industrial (ECOIN), e Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (IPITT). Membro da Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental - CISA, IFBA. É membro de dois colegiados de curso no IFBA.

Marcelo Santana Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

 Professor do Instituto Federal da Bahia; Pós-Doutor em Engenharia Industrial (PEI/UFBA); Doutor em Energia e Ambiente (PGENAM/UFBA); Graduação em Ciências Econômicas.Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial - PEI (UFBA). Doutor em Energia e Ambiente (UFBA), Mestre em Regulação da Indústria de Energia (UNIFACS) e Economista pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Desde 2017 é Membro do Comitê de Inovação e Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação do IFBA. Coordenador do Projeto do Edital CNPq Universal (em execução), Coordenador do Projeto do Edital FAPESB Jovem Cientista (2017-2019). Desde 2007 é pesquisador e professor com dedicação exclusiva no ensino técnico e superior do Instituto Federal da Bahia (IFBA) (atualmente Associado III - D403). É Docente Permanente do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT (IFBA). Docente participante dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (UFBA) e Energia e Ambiente (UFBA). Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) INEP/MEC. Em Coaraci/BA, foi microempresário da área de Informática (1995 a 2005), secretario de Câmara de Dirigentes Lojista (2000 a 2002) e Professor da rede municipal do ensino básico (1999 a 2005). Atuou como docente na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC-Jequié) e na Faculdade da Cidade do Salvador. Coordenou o curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, na FTC-Jequié e o Curso Técnico em Segurança do Trabalho do IFBA, campus de Santo Amaro. Lí­der do grupo de pesquisa em Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (IFBA), Membro do grupo de pesquisa Ecologia Industrial (IFBA) e do Laboratório de Energia e Gás (Politécnica/UFBA). Já publicou mais de 80 artigos em periódicos, autor do livro (Biodiesel, Family Farm and Social Inclusion in Brazil). Artigos premiados entre os melhores do XI e XII CBPE 2018 e 2020 - Congresso Brasileiro de Planejamento Energético. Artigos Premiados: Melhor Trabalho e Menção Honroso no VI ENPI 2020 - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual. Revisor de periódicos nacionais e internacionais, entre eles, o Renewable & Sustainable Energy Reviews. Se dedica a pesquisar sobre: Economia da Energia, Bioeconomia, Energias Renováveis, Regulação da Indústria do Setor Energético, Arranjo Produtivo Local, Cadeias Produtivas, Empreendedorismo, Polí­ticas Públicas, Propriedade Intelectual e Indicação Geográfica.

Publicado

16.02.2022

Como Citar

Silva, K. F., Lima, Ângela F., & Silva, M. S. (2022). POTENCIALIDADE DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DO LICURI DO SEMIÁRIDO BAIANO SOB A ÓTICA DO CÍRCULO VIRTUOSO DA QUALIDADE. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 18(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i1.6291

Edição

Seção

Artigos