Diagnóstico da Polí­tica de Inventário e a sua importância para a administração estratégica da manufatura

Autores

  • José Luis Gomes da Silva Universidade de Taubaté
  • Aurimar José Pinto

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i3.65

Palavras-chave:

polí­tica de inventário, lead time, demanda

Resumo

A constante necessidade de redução de custos operacionais das empresas tem transformado o Inventário em fonte preferencial, para este fim, pela alta administração. O alto valor de investimento que ele representa para as organizações, além da contribuição imediata no fluxo de caixa, quando da sua redução, faz com que o inventário seja uma fonte de vantagem competitiva. O objetivo deste trabalho é compreender o comportamento das variáveis independentes, como o ciclo da produção ou lead-time, taxa diária de demanda do item de produto acabado e tempo de intervalo entre ordens de produção, e os seus efeitos no cálculo de uma polí­tica de inventário. O estudo é realizado em uma empresa de manufatura de produção intermitente repetitiva em lotes de pequenas quantidades e grande variedade de produtos. Técnicas de fluxo de valor são aplicadas para detalhamento dos processo de produção e do seu respectivo planejamento. Com os dados obtidos desenvolvem-se os cálculos de estoque de segurança, estoque médio e máximo, sob a óptica das abordagens de gerenciamento por Ponto de Reposição e Revisão Periódica.

Biografia do Autor

José Luis Gomes da Silva, Universidade de Taubaté

Doutor pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, Professor Assistente Doutor do Curso de Graduação em Administração do Departamento de Economia, Contabilidade, Administração, da Universidade de Taubaté - Professor Assistente Doutor do Curso de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regionaldo Departamento de Economia, Contabilidade, Administração, da Universidade de Taubaté. E-mail: jluissilva@universiabrasil.com.br.

Aurimar José Pinto

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté e executivo da Johnson & Johnson Professional Products Manufacturing Company - Brazil.

Downloads

Publicado

11.10.2007

Como Citar

da Silva, J. L. G., & Pinto, A. J. (2007). Diagnóstico da Polí­tica de Inventário e a sua importância para a administração estratégica da manufatura. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 1(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v1i3.65

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)