ABORDAGEM TERRITORIAL DO DESENVOLVIMENTO E SUA DIMENSÃO HUMANA E INTELECTUAL: UMA PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA À LUZ DE AMARTYA SEN E JOHN THOMPSON

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i1.6519

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposição teórico-metodológica que embase estudos sobre a Dimensão Humana e Intelectual (DHI) de territórios, vista como patrimônio territorial, no âmbito da Abordagem Territorial do Desenvolvimento (ATD). As âncoras principais são a Abordagem das Capacidades, de Amartya K. Sen e a Hermenêutica de Profundidade, de John B. Thompson. De Sen mobiliza-se os conceitos de Liberdades Instrumentais e de Agência, já de Thompson usa-se sua proposição de fases empíricas e a combinação/triangulação de diferentes métodos e técnicas em cada fase. Aqui se propõem que as fases sejam trabalhadas de maneira progressiva, partindo da fase exploratória, passando pelas fases descritiva e analítico-comparativa, para culminar na fase analítico-sistematizadora. Assim sendo, se nomeia a abordagem aqui desenvolvida de Triangulação Progressiva. Buscou-se construir uma rede com malhas de vários tamanhos, que capte aspectos estruturais e também aspectos que sejam importantes somente em um território específico. Com isso se imagina evitar que sejam negligenciados aspectos que de fato importam. Entende-se que a proposta aqui desenvolvida possui originalidade e potencial de ser aplicada a outras dimensões da ATD, bem como a distintos estudos nas ciências sociais e humanas.

Biografia do Autor

Airton Adelar Mueller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professor / pesquisador no PPG em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. Doutor em Sociologia pela Freie Universität Berlin, Alemanha (2015). Tí­tulo revalidado no Brasil pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Desenvolvimento Regional (2007) e graduado em Estudos Sociais/História (2004) pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil. Realizou estágio pós-doutoral PNPD-CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Brasil 2015-2017.

Cláudio Machado Maia, Universidade do Contestado

Doutor em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Desenvolvimento Regional na Universidade do Contestado, Brasil.

Márcio Gazolla, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor Permanente (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil.

Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Brasil.
Professor do PPG em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Anderson Vinicíos Branco Lutzer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Doutorando em Desenvolvimento Regional na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Julio José Plaza Tabasco

Profesor contratado Doctor, Universidad Castilla de La Mancha. Departamento de Geografía y Ordenación del Territorio. Área de conocimiento: Análisis Geográfico Regional. Formo parte de grupo de investigación: Desarrollo Territorial (DETER) en el Centro de Estudios Territoriales Iberoamericanos (CETI). Líneas de investigación en desarrollo rural y territorial, paisajes y usos del suelo y educación geográfica para la sostenibilidad.

Publicado

09.02.2022

Como Citar

Mueller, A. A., Maia, C. ., Gazolla, M., Da Silva, S., Lutzer, A., & Tabasco, J. (2022). ABORDAGEM TERRITORIAL DO DESENVOLVIMENTO E SUA DIMENSÃO HUMANA E INTELECTUAL: UMA PROPOSIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA À LUZ DE AMARTYA SEN E JOHN THOMPSON. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 18(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i1.6519

Edição

Seção

Dossiê Patrimônio Territorial