ABORDAGEM TERRITORIAL DO DESENVOLVIMENTO: DIMENSÃO NATURAL E CONTRIBUIÇÕES PARA O DIAGNÓSTICO E PROSPECÇÃO DE CENÁRIOS

Autores

  • Valdir Frigo Denardin Universidade Federal do Paraná
  • Christiane Luci Bezerra Alves
  • Ademir Antônio Cazella
  • Ney Fett Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paulo Rogério Lopes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i1.6523

Resumo

A noção emergente de desenvolvimento territorial é, por definição, multidimensional e se apresenta útil para pensar alternativas e estratégias para o desenvolvimento em espaços rurais e urbanos. Um desenvolvimento que não permita a degradação dos ecossistemas e amplie as desigualdades sociais. O artigo tem por objetivos problematizar a dimensão natural na abordagem territorial do desenvolvimento e aportar elementos que auxiliem na realização de diagnósticos e apoio à prospecção de cenários de desenvolvimento territorial. Para atingir tal objetivo se valeu de revisão bibliográfica e mobilizou-se quatro categorias conceituais: os geossítios e o patrimônio geológico que podem ser usados como diretrizes para a promoção do desenvolvimento territorial; os agroecossistemas como lócus principal de expressão do desenvolvimento sustentável; a vulnerabilidade ambiental urbana como forma de garantir o direito à cidade, a qualidade de vida e o bem-estar das populações urbanas; a cesta de bens e serviços territoriais como enfoque teórico-metodológico de orientação dos processos de valorização de recursos e ativos territoriais que aportam desenvolvimento. Em conclusão, isolar uma única dimensão, a natural, aporta complexidade e as categorias apresentadas podem lançar luzes, aportar indicadores/variáveis, para subsidiar a realização de diagnósticos e prospecção de cenários que considerem a dimensão natural do desenvolvimento territorial.

Biografia do Autor

Valdir Frigo Denardin, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Realizou doutorado sanduiche na Universite de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines no C3ED (França) e Pós-Doutorado (2015/2016) no Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces ? LADYSS (Université de Nanterre, França). Atualmente é dedicação exclusiva da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, curso de Ciências Ambientais. Participa do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento - PPGMADE/UFPR e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável - PPGDTS/UFPR. Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Economia Ecológica, agricultura familiar, desenvolvimento territorial, territórios sustentáveis, ecodesenvolvimento e litoral do Paraná.

Christiane Luci Bezerra Alves

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Especialização em Teoria Econômica também pela UFC e Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Concluiu Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - DDMA pela Universidade Federal do Ceara - UFC. É Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira; Economia do Trabalho; Desenvolvimento Territorial e Regional; Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Ademir Antônio Cazella

Ademir Antonio Cazella é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (PGA/UFSC). Graduado em Agronomia pela UFSC (1986), com mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ (1992) e doutorado em Ordenamento Territorial junto ao Centre d'Etudes Supérieures d'Aménagement -Tours/França (2000). Realizou estágio sênior na França entre agosto e novembro de 2012, com bolsa CAPES, junto ao Agrosup de Dijon e AgroParisTech sobre os temas do acesso à terra e do ordenamento fundiário. Em 2016, efetuou outra formação de três meses na Unité Mixte de Recherche Acteurs, Ressources et Territoires dans le Développement (UMR Art-Dev) de Montpellier (França) por meio do programa de cooperação científica entre o Brasil e França denominado CAPES-COFECUB. Em 2019/2020 fez pós-doutorado junto ao Program de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi coordenador do PGA/UFSC entre 05/2012 a 06/2016. Integra o Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (LEMATE/UFSC) e o Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA) do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). Atua com os seguintes temas de pesquisa: desenvolvimento territorial sustentável, ordenamento territorial e fundiário, descentralização de políticas públicas de desenvolvimento rural e multifuncionalidade agrícola. É líder do Grupo de pesquisa Territórios Rurais Criativos e Sustentáveis e Bolsista Produtividade do CNPq. 

Ney Fett Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atualmente, é Professor Adjunto I do Departamento Interdisciplinar do Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integra o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento (PGDREDES). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Geologia do Quaternário, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica e evolução de ambientes fluviais e de encostas, estratigrafia de depósitos continentais, fácies sedimentares, solos e paleossolos.

Paulo Rogério Lopes, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutor em Recursos Florestais pela ESALQ-USP, trabalhou com frutíferas em sistemas agroflorestais e quintais produtivos em assentamentos da reforma agrária no Extremo sul da Bahia. Doutor em Ciências pela USP (ESALQ). Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Embrapa Meio Ambiente. Especialista em Educação do Campo e Agroecologia na Agricultura Familiar e Camponesa - RESIDÊNCIA AGRÁRIA (UNICAMP- FEAGRI). Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS e AGRONOMIA. Atuou como educador do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia e sistemas rurais sustentáveis (PRONERA - INCRA/MST/OMAQUESP/FAFI/FERAESP), pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - Campus Sorocaba. Professor Adjunto I da Universidade Federal do Paraná, atualmente é coordenador do curso de Agroecologia da UFPR Litoral. Atua como professor pesquisador no Programa de pós graduação em Biossistemas da Universidade Federal do Extremo Sul da Bahia (UFSB) e no programa de pós graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTs - UFPR Litoral). Trabalha com as temáticas manejo agroecológico do solo, manejo ecológico de pragas e doenças, inimigos naturais de pragas, transição agroecológica, certificação orgânica, monitoramento de espécies frutíferas em SAFs. Atuou na coordenação do Projeto Assentamentos Agroecológicos (PAA), junto ao movimento social dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e à Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, no extremo Sul da Bahia (Planejamento e parcelamento de assentamentos rurais; formação de técnicos, professores e agricultores em Agroecologia e sistemas agroflorestais biodiversos, hortas SAFs, Cabrucas, Aléias, agrosilvopastoril; Desenho e implantação de unidades demonstrativas produtivas agroecológicas; construção de arranjos produtivos locais com frutíferas nativas e exóticas; fortalecimento dos setores de produção e comercialização, centro de produção de insumos agroecológicos, certificação e organização das redes curtas de comercialização.

Publicado

09.02.2022

Como Citar

Frigo Denardin, V., Luci Bezerra Alves , C., Antônio Cazella, A., Fett Junior, N., & Rogério Lopes, P. (2022). ABORDAGEM TERRITORIAL DO DESENVOLVIMENTO: DIMENSÃO NATURAL E CONTRIBUIÇÕES PARA O DIAGNÓSTICO E PROSPECÇÃO DE CENÁRIOS. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 18(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v18i1.6523

Edição

Seção

Dossiê Patrimônio Territorial