ÍNDICE DE SANEAMENTO AMBIENTAL E COVID-19: UMA ANÁLISE NAS CAPITAIS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i3.6623

Palavras-chave:

Saneamento básico, Saneamento ambiental, Doenças de origem hídrica

Resumo

O processo de urbanização e o expressivo adensamento populacional nos grandes centros desencadeou um incremento na produção e no consumo da sociedade, aumentando a geração de resíduos, o que pode impactar a saúde humana e o meio ambiente. Em países em desenvolvimento como o Brasil, doenças causadas por condições inadequadas de saneamento ambiental resultam em problemas sociais que afetam principalmente as regiões em situação de vulnerabilidade. Este artigo tem por objetivo analisar o saneamento e as doenças relacionadas ao saneamento ambiental em regiões brasileiras para a elaboração de um Índice de Saneamento Ambiental para as capitais brasileiras a partir de indicadores relacionados com o abastecimento de água; o esgotamento sanitário e as doenças de origem hídrica. O método de pesquisa é exploratório e quantitativo. O Índice de Saneamento Ambiental foi elaborado a partir da aplicação da Análise Fatorial por Componentes Principais, com auxílio do Software SPSS. Como resultados verificou-se que os indicadores de água e esgoto do estudo contribuem positivamente com o saneamento ambiental, enquanto o indicador taxa de mortalidade por doença de origem hídrica relaciona-se negativamente com o saneamento ambiental. Além disso, foi observado a correlação existente entre acesso ao saneamento ambiental com os casos / óbitos por Covid-19 que, por sua vez, fortalece a concepção do saneamento como principal medida de prevenção e disseminação do vírus.

Biografia do Autor

Walef Pena Guedes, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPGS) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP. Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Padre Anchieta (2015). Especialização em Tecnologias Ambientais (2020) e MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas (2020) pela Universidade Anhanguera. 

Cibele Roberta Sugahara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorado em Ciência da Informação Universidade de São Paulo (USP).

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade e da Faculdade de Administração - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Denise Helena Lombardo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorado em Educação Matemática Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Publicado

30.09.2023

Como Citar

Pena Guedes, W., Sugahara, C. R., & Ferreira, D. H. L. (2023). ÍNDICE DE SANEAMENTO AMBIENTAL E COVID-19: UMA ANÁLISE NAS CAPITAIS BRASILEIRAS. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 19(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i3.6623

Edição

Seção

Artigos