APROPRIAÇÃO SOCIAL DA ÁGUA NAS COMUNIDADES RURAIS DO SEMIÁRIDO

OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i2.6755

Palavras-chave:

Acesso à água, Comunidades rurais, Semiárido paraibano, Governança hídrica.

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa foi compreender como se dá o acesso e a governança da água em comunidades rurais do agreste paraibano. No intuito de alcançar uma compreensão multidimensional e integrada da dinâmica social, política e governamental da comunidade observada, foi aplicada a modalidade de pesquisa social com abordagem qualitativa-quantitativa. Dentre os resultados encontrados destacam-se a ausência de monitoramento da qualidade da água; a significativa cobertura do P1MC-ASA; e, a inexistente participação política dos moradores quanto à governança da água na região. O diagnóstico realizado sinaliza fragilidades do modelo de gestão hídrica adotado, podendo servir de base comparativa para outras regiões, e também apoiar uma possível formulação de novas políticas de água no semiárido nordestino.

Biografia do Autor

José Irivaldo Alves Oliveira Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande. Pós-doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutor em Gestão de Águas pela Universidad de Alicante, Espanha. Pós-Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual da Paraíba. Pós-Doutorando do Instituto René Rachou, Fiocruz Minas Gerais no grupo de pesquisa Privaqua. Doutor em Ciências Sociais. Doutor em Direito e Desenvolvimento. Pesquisador Produtividade do CNPq, nível 2. Mestre em Sociologia. Especialista em Gestão das Organizações Públicas. Especialista em Direito Empresarial. Graduado em Ciências Jurídicas. Professor colaborador do Mestrado em Administração Pública, permanente no Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, ambos da UFCG, permanente no Mestrado em Desenvolvimento Regional, da UEPB e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB, Mestrado e Doutorado. Membro da rede de pesquisa WATERLAT. Pesquisador da Rede JUST-Side (Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología). Membro da Sociedade Brasileira do Design Inteligente. Membro da IUCN (International Union for Conservation of Nature) WCEL (World Comission on Environmental Law).

 

Andrea Ferreira Leite, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual da Paraíba. Possui graduação em Bacharelado em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande, e Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba. Técnica-administrativa universitária da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão pública, recursos humanos e suporte administrativo em Coordenação de iniciação científica.

Cidoval Morais de Sousa, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutorou-se em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Fez estudos de Pós-doutoramento na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em Sociologia da Ciência e da Tecnologia (Enfoque CTS), com supervisão da Profa. Dra. Maria Cristina P. Innocentini Hayashi. É professor efetivo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculado ao Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional. Tem investigado, estudado, publicado e orientado monografias, dissertações e teses com ênfase nos seguintes temas: Regionalização Midiática; Educação e Ciência; Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Regional; Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; Água, saúde pública e desenvolvimento regional; desenvolvimento de cidades de pequeno e médio porte. Colabora com o PPGCTS da UFSCar. Publicou/organizou vários livros temáticos e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Tem experiência na área de comunicação midiática (jornal, rádio, revista, televisão, blog, etc), direção de editoras universitária, edição científica, faz roteiros, produz documentários científicos e históricos.

Publicado

05.09.2023

Como Citar

ALVES OLIVEIRA SILVA, J. I., LEITE, A. F., & Morais de Sousa, C. (2023). APROPRIAÇÃO SOCIAL DA ÁGUA NAS COMUNIDADES RURAIS DO SEMIÁRIDO : OS DESAFIOS DA GOVERNANÇA . Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 19(2). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v19i2.6755

Edição

Seção

Artigos