CIDADES MÉDIAS, GESTÃO PÚBLICA TERRITORIAL E CENTRALIDADES REGIONAIS NO RIO GRANDE DO SUL – BRASIL

Autores

  • Rogério Leandro Lima Silveira Universidade Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul - RS. https://orcid.org/0000-0003-1003-9470
  • Brenda Eckel Machado Universidade de Santa Cruz do Sul / Graduanda em Arquitetura e Urbanismo
  • Angélica Kohls Schwanz Universidade de Santa Cruz do Sul / Doutoranda em Desenvolvimento Regional

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.7336

Palavras-chave:

Cidades Médias, Gestão Pública Territorial, Centralidade Urbana Regional, Coesão Territorial, Região, Region

Resumo

Aborda-se as relações espaciais das cidades médias em contextos regionais e no âmbito das redes urbanas onde essas cidades estão inseridas, focando na importância da gestão territorial dessas cidades nos processos de desenvolvimento regional. Analisa-se a função da gestão territorial pública que tais cidades exercem no território pela oferta de serviços públicos federais e estaduais. As simultâneas ofertas pelas cidades médias e demanda regional pelos serviços públicos configuram na região certo espaço de fluxos advindos do funcionamento dos serviços públicos federais e estaduais existentes. Tais fluxos permitem compreender a centralidade que essas cidades exercem na região, a configuração espacial, os diferentes padrões de distribuição territorial e de intensidade relacional advindas da oferta e procura pelos serviços públicos estaduais e federais nas regiões. Metodologicamente utilizou-se os dados secundários do IBGE e do GEOPORTAL-RS relativos à rede urbana e à gestão pública territorial de cidades médias selecionadas em determinadas regiões funcionais de planejamento, no Rio Grande do Sul. Também elaborou-se mapas temáticos e de fluxos que permitiram melhor captar a configuração espacial desses fluxos de oferta e demanda de serviços, a distribuição espacial das instituições e repartições públicas federais e estaduais selecionadas, e a dinâmica das relações entre as cidades selecionadas e suas regiões de influência. Os resultados obtidos reforçam a importância regional das cidades médias em sua função de gestão pública não apenas na escala local, mas também regional, possibilitando uma maior coesão territorial, bem como demonstram a centralidade que tais cidades exercem na rede urbana regional.

Biografia do Autor

Rogério Leandro Lima Silveira, Universidade Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul - RS.

Doutor, docente do Programa de Desnevolvimento Regional.

Brenda Eckel Machado, Universidade de Santa Cruz do Sul / Graduanda em Arquitetura e Urbanismo

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Santa Cruz do Sul. Bolsita de Iniciação Científica PUIC-UNISC. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Urbanos e Regionais (GEPEUR-UNISC/CNPq).

Angélica Kohls Schwanz, Universidade de Santa Cruz do Sul / Doutoranda em Desenvolvimento Regional

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR/UNISC); Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1998). Com experiência na área de projetos e docência, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo e Patrimônio Cultural. 

Publicado

16.02.2024

Como Citar

Lima Silveira, R. L., Eckel Machado, B., & Kohls Schwanz, A. (2024). CIDADES MÉDIAS, GESTÃO PÚBLICA TERRITORIAL E CENTRALIDADES REGIONAIS NO RIO GRANDE DO SUL – BRASIL. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 20(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.7336

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)