CIDADES MÉDIAS, GESTÃO PÚBLICA TERRITORIAL E CENTRALIDADES REGIONAIS NO RIO GRANDE DO SUL – BRASIL

Autores

  • Rogério Leandro Lima Silveira Universidade Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul - RS. https://orcid.org/0000-0003-1003-9470
  • Brenda Eckel Machado Universidade de Santa Cruz do Sul / Graduanda em Arquitetura e Urbanismo
  • Angélica Kohls Schwanz Universidade de Santa Cruz do Sul / Doutoranda em Desenvolvimento Regional

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.7336

Palavras-chave:

Cidades Médias, Gestão Pública Territorial, Centralidade Urbana Regional, Coesão Territorial, Região, Region

Resumo

Aborda-se as relações espaciais das cidades médias em contextos regionais e no âmbito das redes urbanas onde essas cidades estão inseridas, focando na importância da gestão territorial dessas cidades nos processos de desenvolvimento regional. Analisa-se a função da gestão territorial pública que tais cidades exercem no território pela oferta de serviços públicos federais e estaduais. As simultâneas ofertas pelas cidades médias e demanda regional pelos serviços públicos configuram na região certo espaço de fluxos advindos do funcionamento dos serviços públicos federais e estaduais existentes. Tais fluxos permitem compreender a centralidade que essas cidades exercem na região, a configuração espacial, os diferentes padrões de distribuição territorial e de intensidade relacional advindas da oferta e procura pelos serviços públicos estaduais e federais nas regiões. Metodologicamente utilizou-se os dados secundários do IBGE e do GEOPORTAL-RS relativos à rede urbana e à gestão pública territorial de cidades médias selecionadas em determinadas regiões funcionais de planejamento, no Rio Grande do Sul. Também elaborou-se mapas temáticos e de fluxos que permitiram melhor captar a configuração espacial desses fluxos de oferta e demanda de serviços, a distribuição espacial das instituições e repartições públicas federais e estaduais selecionadas, e a dinâmica das relações entre as cidades selecionadas e suas regiões de influência. Os resultados obtidos reforçam a importância regional das cidades médias em sua função de gestão pública não apenas na escala local, mas também regional, possibilitando uma maior coesão territorial, bem como demonstram a centralidade que tais cidades exercem na rede urbana regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rogério Leandro Lima Silveira, Universidade Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul - RS.

Doutor, docente do Programa de Desnevolvimento Regional.

Brenda Eckel Machado, Universidade de Santa Cruz do Sul / Graduanda em Arquitetura e Urbanismo

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Santa Cruz do Sul. Bolsita de Iniciação Científica PUIC-UNISC. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Urbanos e Regionais (GEPEUR-UNISC/CNPq).

Angélica Kohls Schwanz, Universidade de Santa Cruz do Sul / Doutoranda em Desenvolvimento Regional

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR/UNISC); Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1998). Com experiência na área de projetos e docência, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo e Patrimônio Cultural. 

Publicado

16.02.2024

Como Citar

Lima Silveira, R. L., Eckel Machado, B., & Kohls Schwanz, A. (2024). CIDADES MÉDIAS, GESTÃO PÚBLICA TERRITORIAL E CENTRALIDADES REGIONAIS NO RIO GRANDE DO SUL – BRASIL. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 20(1). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v20i1.7336

Edição

Seção

Artigos