Implantação do Sistema de Times Integrados de Manufatura

Autores

  • Augustinho Ribeiro da Silva Universidade de Taubaté
  • Antonio Pascoal Del'Arco Junior Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Francisco Cristóvão Lourenço de Melo Universidade de Taubaté - UNITAU

Palavras-chave:

tecnologia de grupo, JIT, manufatura celular

Resumo

As condições de um mercado altamente competitivo e globalizado exigem das empresas uma grande flexibilidade, tanto nos seus processos produtivos, quanto nos seus processos administrativos. Este fato tem levado as empresas a considerar a adoção de Sistemas Flexí­veis de Manufatura (SFM). Neste trabalho, analisam-se as caracterí­sticas do sistema de manufatura celular, seus objetivos, vantagens e limitações, com focalização na produção com células de manufatura - uma ferramenta originada da produção Just-in-Time (JIT), baseada na tecnologia de grupo e na utilização de estruturas de produção descentralizadas e orientadas para a fabricação de famí­lias de produtos de forma ágil, como os mercados hoje exigem. Observando a importância da focalização da produção com células de manufatura, este trabalho apresenta uma metodologia que utiliza a tecnologia de grupo, com times integrados de manufatura, para a introdução e gerenciamento dessa ferramenta nas empresas.

Biografia do Autor

Augustinho Ribeiro da Silva, Universidade de Taubaté

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté -Professor Assistente do Curso de Graduação em Administração do Departamento de Economia, Contabilidade, Administração, da Universidade de Taubaté. E-mail: arsilva@universiabrasil.net.

Antonio Pascoal Del'Arco Junior, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutor em Engenharia Quí­m ica pela UNICAMP. Professor Assistente Doutor do Curso de Graduação em Administração do Departamento de Economia, Contabilidade, Administração, da Universidade de Taubaté - Professor Assistente Doutor do Curso de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Departamento de Economia, Contabilidade, Administração, da Universidade de Taubaté. E-mail: delarco@iae.cta.br.

Francisco Cristóvão Lourenço de Melo, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutor em Engenharia pela USP. Professor Assistente Doutor do Curso de Graduação em Administração do Departamento de Economia, Contabilidade, Administração, da Universidade de Taubaté - Professor Assistente Doutor do Curso de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Departamento de Economia, Contabilidade, Administração, da Universidade de Taubaté. E-mail: frapi@universiabrasil.net.

Downloads

Publicado

19.10.2007

Como Citar

da Silva, A. R., Junior, A. P. D., & de Melo, F. C. L. (2007). Implantação do Sistema de Times Integrados de Manufatura. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 1(2). Recuperado de https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/75

Edição

Seção

Comunicações