EXPLORING SUSTAINABILITY DILEMMAS IN POULTRY AND SWINE PRODUCTION WITHIN THE INTEGRATION SYSTEM: A CLUSTER ANALYSIS
DOI:
https://doi.org/10.54399/rbgdr.v22i1.7930Palavras-chave:
Agribusiness, Integration System, Sustainable Production, Rural ProducerResumo
A sustentabilidade da produção de aves e suínos no sistema de integração enfrenta o dilema entre o sucesso econômico e os impactos negativos gerados para o meio ambiente e para a sociedade. Este estudo tem por objetivo analisar o perfil de produtores rurais que atuam no sistema de integração e discutir aspectos associados à dimensão econômica, social e ambiental da atividade. A partir de uma base de dados pré-existente, gerada por um questionário que mapeou características de produtores integrados de 37 municípios da mesorregião Oeste de Santa Catarina, Brasil, fez-se uso do método quantitativo de análise de cluster para responder ao objetivo proposto. Os achados revelam quatro grupos distintos de produtores, que apresentam características específicas em relação à idade, escolaridade, rentabilidade dos lotes e satisfação, por exemplo. Não foi possível considerar os clusters analisados plenamente sustentáveis - houve distinção entre os três pilares da sustentabilidade e, portanto, não se constatou um equilíbrio entre eles. Esse fato, somado à diversidade dos grupos, indica a influência de diferentes fatores na atitude dos produtores em relação à atividade e permite a identificação de aspectos críticos, oportunidades e motivadores. O estudo fornece insights para as empresas integradoras, que podem utilizar essa análise de perfil para adaptar suas estratégias de suporte aos produtores considerando os desafios específicos de cada grupo. A pesquisa também fornece suporte para o desenvolvimento de políticas públicas assertivas, voltadas para a sustentabilidade deste segmento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que tiverem seus trabalhos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional estarão sujeitos a política de direitos autorais CC https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.
Em caso de aceite do artigo para publicação, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional.






