Implantação de um programa de melhoria da produtividade

Autores

  • Pedro Luiz Corrêa Garcia Universidade de Taubaté - UNITAU
  • José Glenio Medeiros de Barros Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ e Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Luiz Panhoca Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i3.90

Palavras-chave:

indicadores de avaliação, produtividade, laboratório de análises, refinaria de petróleo.

Resumo

A busca contí­nua pela melhoria da produtividade remete as organizações a um esforço de racionalização e melhor aproveitamento dos recursos disponí­veis. Os benefí­cios são amplos e reconhecidos. Contudo, cada componente organizacional deve estar engajado na obtenção de melhores ní­veis de produtividade na organização, contribuindo para o resultado do todo. É neste contexto que o presente trabalho foi desenvolvido. Este trata da análise dos resultados de um programa de produtividade implantado em um laboratório de análises fí­sico-quí­micas, integrado a uma refinaria de petróleo, localizada no estado de São Paulo. Três aspectos foram analisados: a adequação do aproveitamento da mão-de-obra do laboratório, a minimização dos custos e o aprimoramento do atendimento aos seus clientes. Para a estruturação do programa, utilizou-se como metodologia o Ciclo PDCA combinado ao Ciclo da Produtividade. Visando ao acompanhamento e à avaliação do referido programa, foram utilizados cinco indicadores de produtividade, sendo duas medidas fí­sicas, relacionadas à mão-de-obra, e três medidas monetárias, relacionadas à mão-de-obra, materiais e serviços. Também foi utilizado um indicador de produção, o tempo padrão aplicado em ensaios, voltado ao atendimento dos clientes. Esses indicadores foram apurados mensalmente, antes e após o iní­cio de implantação do referido programa. Os resultados dos dois perí­odos foram então comparados e analisados. Concluiu-se que a implantação do programa de produtividade atingiu parcialmente os objetivos propostos, trazendo como resultados positivos o melhor aproveitamento da mão-de-obra e a melhoria no atendimento aos clientes do laboratório. Em relação aos custos, obteve-se o benefí­cio da interrupção da tendência de aumento dos custos de mão-de-obra, sendo necessária a continuidade do programa para se buscar melhores resultados.

Biografia do Autor

Pedro Luiz Corrêa Garcia, Universidade de Taubaté - UNITAU

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté, Gerentede Laboratório - Refinaria de Petróleo da PETROBRAS.

José Glenio Medeiros de Barros, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ e Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professor Assistenteda Universidade de Taubaté.

Luiz Panhoca, Universidade de Taubaté - UNITAU

Doutor em Contabilidade pela Universidade de São Paulo, Professor Colaborador do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade deTaubaté, Sócio e Diretor Técnico da Panhoca Consultoria e Pesquisas Ltda.

Downloads

Publicado

30.10.2007

Como Citar

Garcia, P. L. C., de Barros, J. G. M., & Panhoca, L. (2007). Implantação de um programa de melhoria da produtividade. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 3(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v3i3.90

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)