Gestão dos resí­duos sólidos urbanos em Campina Grande/PB e seus reflexos socioeconômicos

Autores

  • Suellen Silva Pereira Universidade Estadual da Paraí­ba - UEPB
  • Josandra Araújo Barreto de Melo Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grabde (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i4.179

Palavras-chave:

Gestão de resí­duos sólidos. Planejamento ambiental. Desenvolvimento sustentável.

Resumo

A problemática dos resí­duos sólidos urbanos é de extrema relevância na atualidade, devido à falta de locais e sistemas adequados para a disposição final. O municí­pio de Campina Grande/PB também enfrenta este problema, visto que os resí­duos são coletados e descartados, sem que haja nenhuma segregação. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo caracterizar o panorama de gestão dos resí­duos sólidos no municí­pio e suas implicações sobre a socioeconomia local. Para realização do mesmo, foram feitas visitas a repartições públicas e ao "lixão" municipal, para vislumbrar a situação dos agentes sociais envolvidos e para ressaltar a urgência de se buscar alternativas sustentáveis para a sua gestão. Foi possí­vel verificar a necessidade urgente de adoção de polí­ticas públicas de gestão ambiental com inclusão social na área.

Biografia do Autor

Suellen Silva Pereira, Universidade Estadual da Paraí­ba - UEPB

Mestranda em Saneamento Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA/UEPB; Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraí­ba – UEPB.

Josandra Araújo Barreto de Melo, Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB) e Universidade Federal de Campina Grabde (UFCG)

Professora Titular do Curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraí­ba - UEPB. Doutoranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA/UEPB. Graduada em Licenciatura Plena em Geografia – UEPB.

Downloads

Publicado

04.03.2009

Como Citar

Pereira, S. S., & Melo, J. A. B. de. (2009). Gestão dos resí­duos sólidos urbanos em Campina Grande/PB e seus reflexos socioeconômicos. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(4). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v4i4.179

Edição

Seção

Comunicações