A presença das empresas de São José dos Campos na internet

Autores

  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.54399/rbgdr.v2i3.37

Palavras-chave:

comunidades virtuais, públicos, organização, mí­dia.

Resumo

A Internet possibilita a existência de comunidades agrupadas por assuntos de interesses, e não apenas por localidade geográfica. Dentre a diversidade dos assuntos que geram as comunidades virtuais, a comunicação informal entre colaboradores e clientes de empresas está presente na rede mundial de computadores. Esta pesquisa descritiva quantitativa teve como objetivo identificar quais empresas, localizadas em São José dos Campos (SP), estão presentes nessas comunidades online, verificando a ramificação das redes de comunicação informal que inevitavelmente se formam entre os diversos públicos de uma organização. No total, foram encontradas 271 comunidades que associavam o nome de uma empresa com a cidade de São José dos Campos, sendo que a grande maioria ressaltava aspectos positivos da empresa citada. A Internet pode ser usada como mais um recurso de comunicação organizacional, promovendo uma comunicação lateral entre os diversos públicos de uma organização e tornando-a mais transparente.

Biografia do Autor

Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubaté

Doutora em Comunicação e Semiótica, professora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté.

Downloads

Publicado

02.10.2007

Como Citar

Carniello, M. F. (2007). A presença das empresas de São José dos Campos na internet. Revista Brasileira De Gestão E Desenvolvimento Regional, 2(3). https://doi.org/10.54399/rbgdr.v2i3.37

Edição

Seção

Comunicações